Mesmo com alta demanda, posto de vacinação drive-thru é desativado em Goiânia
Quem se dirigiu ao estacionamento do Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, em Goiânia, nesta…
Quem se dirigiu ao estacionamento do Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, em Goiânia, nesta segunda-feira (19) para se vacinar contra a Covid-19, deu de cara com um portão trancado. Isso, porque o posto de vacinação drive-thru que havia sido instalado no local foi desativado, mesmo diante da alta demanda por imunização na capital.
A estrutura drive-thru funcionava no estacionamento do Serra Dourada desde o dia 24 de março, e era fruto de uma parceria do governo de Goiás com a Prefeitura de Goiânia. “Esta modalidade de atendimento contribui para evitar aglomerações, como parte das medidas de prevenção ao coronavírus”, comentou o governo do Estado na época. Porém, nesta segunda-feira já não estava mais atendendo.
Ao Mais Goiás, Divino José Gonçalves, que compareceu ao local no início da tarde de hoje para se vacinar, disse que não sabia que o posto de vacinação não estava funcionando. “Por que não avisaram? Semana passada eu estive aqui, e estavam aplicando a segunda dose. Voltei [hoje], porque disseram que tinha a dose, cheguei aqui e vi que estava tudo fechado”.
Em nota enviada ao Mais Goiás, a SMS declarou que o posto de vacinação do Serra Dourada “foi montado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES)” e que “a desativação do drive não foi uma iniciativa do município de Goiânia que continua aberto a todo tipo de parceria para a aplicação das doses o mais rápido possível”.
Vale destacar que, nesta segunda-feira (19), é aplicada a primeira dose da vacina em idosos a partir de 62 anos com iniciais de J a M e segunda dose em idosos a partir de 68 anos, também com iniciais de J a M.
A reportagem questionou a SES sobre o motivo da desativação do posto no local, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.
Atualização: Em nota enviada ao Mais Goiás, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) declarou que apoiou a Prefeitura de Goiânia na vacinação no modelo drive-thru por duas semanas e que, agora, presta apoio à imunização de trabalhadores da Saúde em hospitais. Veja abaixo:
“A SES-GO apoiou Goiânia na vacinação contra a Covid-19 pelo modelo drive-thru do Serra Dourada por duas semanas. Os imunizantes utilizados durante a atividade não se tratavam de doses extras, mas sim parte do quantitativo que Goiás distribuiu para Goiânia.
No momento, o apoio das equipes da SES-GO se dá na vacinação de trabalhadores de saúde nos hospitais e auxílio no registro de doses aplicadas.”