Meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% contra gripe em Goiânia
A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia é vacinar 127 mil idosos e…
A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia é vacinar 127 mil idosos e 77 mil profissionais de saúde até o fim da campanha que deve ocorrer em 22 de maio. Antecipação da vacinação faz parte da determinação do Ministério da Saúde para o combate à Covid-19, provocada pelo coronavírus (Sars-Cov-2) Para isso, a prefeitura mobilizou locais alternativos.
O público-alvo nesta primeira etapa, que tem início nesta segunda-feira (23) e segue até 16 de abril, é restrito aos idosos acima dos 60 anos e trabalhadores da saúde. A vacinação será realizada em postos alternativos, em locais arejados, ventilados, amplos e próximos às unidades como escolas, quadras, igrejas e outros, assim como já havia sido feito em algumas unidades da capital.
Conforme aponta a gerente de Imunização da SMS, Polyana Braga, a meta é que 90% desse público-alvo seja imunizado. Ela recomenda, no entanto, evitar aglomerações e manter distância de pelo menos um metro nas filas. Além disso, não ir para vacinação com sintomas de gripe.
“Quem tiver com sintomas de gripe é bom não ir. Pode esperar que vai ter vacina para todos”, explica. “Recebemos as vacinas de forma periódica, semanalmente, então não precisa ter pressa, nem correria. Caso alguém perca a data separada para o público-alvo, poderá se vacinar até o fim da campanha”, informa a gerente de imunização.
Suspensões temporárias
A suspensão temporária da campanha de vacinação contra o sarampo e da vacinação de rotina foi determinada pelo Ministério da Saúde até pelo menos 16 de abril. As medidas fazem parte das orientações para evitar a aglomeração de pessoas e a Portaria nº 454, de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde, que declara que todo o território nacional encontra-se em transmissão comunitária com o Covid-19.
Clique aqui para conferir a lista completa de postos de vacinação em Goiânia.