Covid-19

Metade da população de Goiás recebe visitas durante a pandemia, diz IBGE

De acordo com o instituto, mesmo tomando medidas de restrição, metade dos goianos afirmaram receber visitas de parentes e amigos nas residências

Metade da população de Goiás recebe visitas em casa durante a pandemia, diz IBGE

Metade da população de Goiás continua recebendo visitas em casa durante a pandemia, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, isso representa que 3,6 milhões de pessoas que, apesar de terem diminuído o contato físico, receberam parentes e amigos em suas residências no mês de novembro.

A Pnad também fez o levantamento do isolamento rigoroso – aquelas pessoas que não recebem e nem saem de casa – e dos que não tomaram nenhuma medida de restrição. O isolamento rigoroso registrou queda de 11,1% para 9,5% – ou seja, 678 mil pessoas deixaram o confinamento  no Estado.

O índice de pessoas que não tomaram nenhuma medida de restrição se manteve estável: 4,4% ou 317 mil pessoas. O levantamento mostra que, em números absolutos, cerca de 12 mil pessoas passaram a não fazer nenhuma restrição no contato social de outubro para novembro.

A boa notícia que é que a maioria dos goianos afirmou que tomam algumas medidas de restrição de contato em novembro. Cerca de 2,6 milhões de pessoas disseram sair de casa apenas por necessidades básicas. Ou seja, cerca de 35,8% do total da população goiana.

Isolamento em Goiás (Fonte: IBGE; gráfico: Niame Loiola/Mais Goiás)
Isolamento em Goiás (Fonte: IBGE; gráfico: Niame Loiola/Mais Goiás)

Inloco

O Mapa Brasileiro da covid mostra que Goiás configura a marca de ser o segundo estado do país com o pior índice de isolamento social. O estado registrou, na última terça-feira (23), índice de 33,7% de pessoas em casa. Com isso, Goiás fica apenas atrás de Tocantins, que anotou 32,5%.

Os dados refletem na quantidade de casos confirmados em solo goiano. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 303.398 estavam positivados para a covid-19 no Estado até a última quarta-feira (23). A doença tirou a vida de 6.723 goianos.

A SES afirma que 255.577 casos suspeitos são investigados, assim como 201 mortes. Do total de casos registrados, 292.373 pessoas se recuperaram da doença.