Metade dos empresários do Simples Nacional está com pendências, em Goiás
De acordo com a Secretaria da Economia, 6 mil empresas goianas se enquadram no sistema. Quem não se regularizar será excluído a partir de 1º de janeiro
Menos da metade dos 6 mil empresários goianos enquadrados no Simples Nacional procurou a Secretaria da Economia de Goiás para regularização. Nesta quinta-feira (26), a pasta publicou uma nota solicitando que os contribuintes que ainda não acertaram as pendências o façam o mais rápido possível. O prazo se encerra no dia 1º de janeiro e quem não se regularizar terá o cadastro bloqueado para 2020.
“O contribuinte não terá mais o período de dezembro para agendar e verificar pendências, a opção será direta em janeiro”, afirmou a coordenadora do Simples Nacional na Secretaria da Economia, Lorena Teixeira Novaes. “A não regularização gera a exclusão automática”, concluiu.
Para regularizar a situação o empresário pode fazer o parcelamento ou pagamento à vista. É necessário procurar uma das 12 Delegacias Regionais de Fiscalização em Goiânia ou no interior. Também é possível fazer o procedimento pela internet, desde que tenha a certificação digital.
Para fazer o procedimento online, basta acessar o site da Secretaria da Economia. Depois disso, o empresário deve clicar em ‘Simples Nacional’ e estarão disponíveis as opções de parcelamento ou pagamento à vista.
O que é o Simples Nacional
De acordo com a Receita Federal, o Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Para participar é preciso que a empresa se enquadre na definição de microempresa ou de empresa de pequeno porte.
Para mais informações a respeito do ingresso no Simples nacional, clique aqui.