TEMPO SECO

Meteorologia emite alerta de perigo para baixa umidade em Goiás

De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar na região Central do estado deve ficar entre 12% e 20%

Calamidade pública: Falta de chuvas afetam 20 cidades em Goiás (Foto: Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (18), aviso de baixa umidade com alto grau de severidade para Goiás. De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar na região Central do estado deve ficar entre 12% e 20% – o ideal para a saúde humana é 60%.

Segundo a gerente do Inmet em Goiás, Elizabete Alves, o alerta de tempo seco vale para todo o estado mas com variação de intensidade a depender da região. Nas partes Norte e Sul de Goiás, por exemplo, o aviso é de risco amarelo, o que significa que a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30%.

A região Central, onde a umidade varia para baixo, ganha a classificação de risco laranja. O risco vermelho é usado quando a umidade relativa pode ficar abaixo de 12%.

Conforme o Inmet, as regiões mais afetadas são: Distrito Federal, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Noroeste Mineiro e Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba.

O instituto orienta o consumo de bastante líquido, uso de hidratante e desaconselha atividades físicas e exposições ao sol nas horas mais quentes do dia.