ESTADO DE ALERTA

Metereologia emite alerta de umidade abaixo dos 20% em Goiás

O ideal é que o percentual esteja acima dos 30%, pois valores inferiores a isso oferecem riscos à saúde

Goiânia chega a 14% de umidade do ar e passa de estado de alerta para emergência (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu alerta, nesta quarta-feira (20), para as regiões Oeste, Norte e Central do estado goiano, que estão com a umidade relativa de ar abaixo dos 20%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é que o percentual esteja acima dos 30%, pois valores inferiores a isso oferecem riscos à saúde.

Na cidade de Porangatu, no norte de Goiás, a previsão para quinta-feira (21) é de temperatura mínima de 18°C e máxima de 33°C, com umidade relativa do ar de 18%. Enquanto o município de Britânia, no Oeste do estado, enfrentará temperatura mínima de 16°C e máxima de 33°C, com umidade relativa do ar também de 18%.

Segundo a Cimehgo, nos períodos em que umidade relativa do ar fica abaixo de 20%, há maior risco de ressecamento da mucosa nasal e sangramentos. Nesses dias, a população também fica mais vulnerável a crises de asma e infecções bacterianas, além de haver mais chances de alergias. Sendo assim, a recomendação é que os goianos bebam bastante água e se protejam do sol.

Ainda conforme os meteorologistas, de modo geral, a massa de ar seco vai manter o tempo estável e com sol nesta quinta-feira (21), em Goiás. Ao longo do dia haverá a elevação das temperaturas, tendo, especialmente no período da tarde, queda no índice da umidade relativa do ar.

Em Goiânia, a previsão para quinta (21) é de céu claro e tempo estável, com temperatura máxima podendo chegar aos 30ºC e umidade relativa do ar variando entre 20% a 75%.

Confira a previsão para outros municípios de Goiás

Fonte: Cimehgo
Fonte: Cimehgo
Fonte: Cimehgo
Fonte: Cimehgo