Miguel e Maria Alice lideram lista dos nomes mais registrados em Goiás em 2022; veja ranking
Miguel lidera o ranking dos nomes pelo segundo ano consecutivo
Miguel e Maria Alice foram os dois nomes mais registrados em Goiás em 2022. Entre os 10 nomes mais escolhidos neste ano, apenas dois são nomes compostos. A lista do Portal de Transparência do Registro Civil foi divulgada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), na última segunda-feira (20).
O nome Miguel lidera o ranking dos nomes pelo segundo ano consecutivo no Estado. Em 2022, este foi registrado 1.123 vezes. Já Maria Alice, que aparece em segundo na lista, foi escolhido 981 vezes. Em seguida, vem Helena, Gael e Alice.
De acordo com a Arpen-Brasil, é possível observar uma mudança nas escolhas dos nomes. Apesar de o bíblico Miguel ainda estar no topo da lista, novas preferências apareceram, como nomes de filhos de influenciadores digitais e da cultura judaica.
A influencer Virginia Fonseca, que mora em Goiânia, tem uma filha chamada Maria Alice, que é o segundo nome mais escolhido em Goiás e o terceiro no Brasil. No ranking feminino, Maria Alice assumiu a liderança, que era o de Helena há dois anos.
Gael é outro que ganhou destaque, como é chamado o filho do youtuber Christian Figueiredo. Apesar de já estar no top 10 mais registrados em 2021, neste ano conseguiu alcançar a segunda posição entre os masculinos mais escolhido em Goiás.
Mudança de nome
Em junho deste ano entrou em vigor a Lei Federal nº 14.382/22, que autoriza a troca de nome a partir dos 18 anos e a mudança de nome de um recém-nascido até 15 dias após o resgistro de nascimento.
Para realizar o ato diretamente em Cartório é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo.
Após a alteração, o Cartório de Registro Civil comunicará a alteração a alteração aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.
Já no caso da alteração do nome e do sobrenome do recém-nascido é necessário que os pais estejam em consenso, apresentem a certidão de nascimento do bebê e os documentos pessoais (CPF e RG). Se não houver consenso entre os pais, o caso deverá ser encaminhado pelo Cartório ao juiz competente para a decisão.
Já a inclusão do sobrenome, pode ocorrer nos casamentos, nos atos de reconhecimento de paternidade e maternidade – biológica ou socioafetiva -, e nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Já a retirada ou alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.
Confira os 10 nomes masculinos mais registrados em Goiás:
– Miguel – 1123 registros
– Gael – 891 registros
– Heitor – 845 registros
– Arthur – 786 registros
– Davi – 701 registros
– Samuel – 663 registros
– João Miguel – 653 registros
– Gabriel – 613 registros
– Theo – 595 registros
– Noah – 503 registros
Confira os 10 nomes femininos mais registrados em Goiás:
– Maria Alice – 981 registros
– Helena – 939 registros
– Alice – 860 registros
– Cecília – 596 registros
– Laura – 566 registros
– Maria Cecília – 558 registros
– Heloísa – 501 registros
– Elisa – 471 registros
– Isis – 373 registros