Mil policiais das diversas corporações vão atuar na segurança do amistoso da seleção olímpica brasileira diante do Japão neste sábado (30/07) no Serra Dourada, às 16h30. O planejamento foi apresentado durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (29/07) pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton. As ações para esta partida atendem “um padrão de segurança estabelecido para os grandes eventos mundiais”, disse. Ele ressalta que Goiás está “preparado para sediar qualquer tipo de acontecimento”.
“A Segurança Pública tem que estar pronta para qualquer situação e estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir que esse espetáculo ocorra na maior tranquilidade possível”, diz o secretário. Ele também alerta os torcedores para maior cautela quanto aos horários, pois os protocolos usados serão diferentes dos métodos adotados em uma partida comum.
“Pedimos aos torcedores que cheguem mais cedo, pois os protocolos de segurança serão intensificados e trabalhamos para que o jogo seja realizado da forma mais tranquila e segura possível”, disse Eliton.
Policiamento
As principais vias de acesso ao Estádio Serra Dourada serão monitoradas pela Polícia Militar, bem como os terminais do transporte coletivo e as entradas do estádio. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Divino Alves, mil homens farão o policiamento, além da tropa especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Canil da PM, Cavalaria, entre outras forças especializadas. O comandante reforçou que existirão barreiras de proteção e toda fiscalização necessária para garantir a tranquilidade dos torcedores.
O coronel Alves alerta que o reforço para o jogo não afetará o trabalho da polícia em outros locais da cidade. “Para o jogo, utilizaremos o efetivo de unidades especializadas da PM e teremos a presença dos militares em formação da Academia da Polícia Militar e na cidade de Anápolis”, explica.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen, esclarece que o efetivo de militares não será afetado em função da partida. “Serão 185 profissionais, 34 veículos e o helicóptero em pronta resposta para minimizar qualquer acidente”, afirma.