Ministério da Saúde habilita o Hugol como Centro de Referência em Assistência a Queimados
Desde julho de 2015, o hospital atendeu 723 vítimas de queimaduras graves, de média e alta complexidade
A unidade especializada no atendimento a pacientes vítimas de queimaduras do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) foi habilitada como Centro de Referência em Assistência a Queimados de alta complexidade no município de Goiânia (GO). A habilitação foi divulgada nessa quinta-feira (20) no Diário Oficial da União, por meio da portaria nº 1.229, de 18 de julho de 2017.
Os sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 leitos de enfermaria para queimados, em funcionamento desde a inauguração do hospital em julho de 2015, passam a contar com o custeio do Ministério da Saúde. Essa habilitação foi obtida através do apoio entre a organização social gestora da unidade de saúde (AGIR), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Secretaria Municipal de Goiânia (SMS), com o empenho específico da senadora Lúcia Vânia, que interveio para que o processo tramitasse em caráter de urgência.
De julho de 2015 a junho de 2017, o hospital atendeu 723 vítimas de queimaduras graves, de média e alta complexidade, sendo 69% referentes a adultos e 31% a crianças, pacientes com internação de longa permanência devido à gravidade dos casos. O centro de referência em assistência a queimados do Hugol é um dos mais modernos do país.
Foi inaugurada em julho de 2015, ganhou o nome do Dr. Nelson Picollo, homenageando o pioneiro do tratamento de queimaduras no Estado de Goiás, e recebe pacientes regulados pelas centrais de regulação do Estado que apresentam critérios de internação normatizados pela Sociedade Brasileira de Queimaduras.
O serviço conta com equipe médica (plástica e intensivista), de enfermagem e multiprofissional (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, nutrição e terapia ocupacional), especializadas e dedicadas ao atendimento dos pacientes com queimaduras; aparelhos modernos; produtos e curativos específicos; e agilidade para a realização de exames (imagem e laboratorial).