Moradora de Aragoiânia (GO) encontra “sucuri gigante” de 6 metros e faz vídeo para internet
A moradora de Aragoiânia, Mirley Mendes, encontrou uma cobra do tipo sucuri, de aproximadamente seis metros…
A moradora de Aragoiânia, Mirley Mendes, encontrou uma cobra do tipo sucuri, de aproximadamente seis metros de comprimento, no último sábado (5). A mulher registrou o momento em um vídeo, que repercutiu nas redes sociais.
No vídeo, a moradora afirma que a cobra provavelmente vive nas proximidades de onde estava, em uma represa. “Não tem veneno não, é sucuri. Veio aqui da represa. Olha o tamanho dela! “, disse a moradora.
Apesar do encantamento, a mulher não tocou no animal, pois acredita que ela estava em seu habitat natural. Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe não recebeu nenhum chamado para resgatar a sucuri.
Ao G1, a mulher detalhou que um fazendeiro da região havia reclamado dias antes que alguns dos animais dele estavam desaparecendo e comentou que a causa poderia ser a sucuri.
“Fiquei muito admirada. A gente vê em filme, em televisão, nunca tinha visto pessoalmente”, contou.
Vale ressaltar que matar animais silvestres, como as sucuris, é considerado crime ambiental. Se condenado, o responsável poderá cumpre pena de seis meses a um ano, além de multa.
Sucuris não são venenosas, confirma especialista
A mestre em ecologia, Camila Oliveira da Cruz, confirma o que foi dito pela moradora. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno. Porém, a especialista reforça que a mordida do animal é forte o bastante para atordoar a presa, que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.
Em geral, esse tipo de cobra vive perto de córregos, rios e lagos. Segundo Camila, apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d’água, podendo ficar até 30 minutos sem respirar.
A especialista destaca que, de modo geral, as espécies de sucuri podem viver por até 30 anos e parir até 50 filhotes. “Se alimentam principalmente de peixes, rãs, lagartos, jacarés, aves e roedores”, completa.