Informação

Moradores de Aparecida passam a receber alerta de desastres naturais da Defesa Civil

Moradores de Aparecida de Goiânia  agora recebem mensagens com alertas de desastres naturais por meio…

Moradores de Aparecida de Goiânia  agora recebem mensagens com alertas de desastres naturais por meio de SMS. O serviço da Defesa Civil Nacional, que começou na última segunda-feira (15), é feito em parceria com as operadoras telefônicas e informa o cidadão sobre tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamento e outros fenômenos meteorológicos.

Para receber as notificações, o usuário precisa se cadastrar na plataforma, enviando o CEP de onde mora para o número 40199. O serviço, que é gratuito, já é disponibilizado no Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O monitoramento de pontos considerados críticos e o envio dos alertas são feitos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, que analisa de forma simultânea dados de nove pluviômetros e de um radar hidrológico que medem o índice de chuvas e a profundidade do Ribeirão Santo Antônio, um dos principais córregos da cidade. “Esse serviço é fundamental para que possamos realizar ações preventivas e tomar decisões imediatas quando necessário. Também podemos avisar o cidadão antes que aconteça algum fenômeno natural de risco em nossa cidade”, ressalta o secretário de Meio Ambiente Ezizio Barbosa.

Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do município, existem 53 erosões, 22 pontos de risco, 22 pontos de alagamento e 20 áreas de risco em Aparecida. Ao todo, são 117 áreas vulneráveis. “Nossa preocupação é com a segurança da população, preservação ambiental e com a infraestrutura da cidade. Com essas informações e auxílio da tecnologia iremos trabalhar com maior rapidez, evitando acidentes e preservando vidas”, assegura o superintendente de proteção e Defesa Civil, Juliano Cardoso.

O serviço de envio de alerta por SMS já funciona em cerca de 20 países, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão. No Brasil, Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quase dois milhões de pessoas já se cadastraram, tendo sido enviados 1.775 alertas e aproximadamente 25 milhões de mensagens de texto.

Atendimento

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (62) 3545-6036, (62) 8471-5300 e (62) 8471-7800. Os telefones funcionam 24 horas. Outra opção, caso a pessoa não se lembre dos números, é ligar no 199, que é da Defesa Civil Estadual ou no 193 do Corpo de Bombeiros. O órgão fará a triagem da ocorrência e encaminhará imediatamente à Defesa Civil de Aparecida.