RESENHA

Moradores de Caçu denunciam encontro de prefeita com amigos em bar durante pandemia

Evento teria acontecido no último sábado, cinco dias depois da publicação do decreto de calamidade pública

Moradores de Caçu denunciam encontro de prefeita com amigos em bar durante pandemia

Moradores do município de Caçu, no sudoeste do estado, denunciam que a prefeita da cidade, Ana Claudia Lemos Oliveira (MDB), teria participado de um encontro que promoveu aglomeração em meio à pandemia do coronavírus. Fotos que circulam nas redes sociais mostram a prefeita se reunindo com amigos em um bar da cidade.

De acordo com informações dos moradores, o evento aconteceu no último sábado (18), cinco dias depois de a prefeitura ter publicado um decreto de Calamidade Pública em virtude da pandemia do coronavírus. Os moradores alegam ainda que estiveram presentes pessoas de Rio Verde e de Jataí, municípios que já possuem casos confirmados da doença.

Caçu e a pandemia

Desde o início da pandemia, a prefeitura de Caçu tomou uma série de medidas de flexibilização do isolamento social, considerando o decreto do governo do estado. No dia 25 de março, foi implementado um corredor sanitário, fechando a entrada da cidade, com desvio para outro acesso monitorado, pelo trevo. As barreiras, retiradas no último sábado (18)

No dia 27 de março foi publicado um decreto que flexibilizou o funcionamento do comércio local e restabelece o funcionamento do Sebrae, da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Ação e de Promoção Social.

No dia 3 de abril, outro decreto foi publicado, adequando as medidas de isolamento às determinações do governo do estado de Goiás. No dia 14 do mesmo mês, a prefeitura solicitou ao governador Ronaldo Caiado a liberação do isolamento vertical nas cidades de pequeno porte. A justificativa utilizada foi a falta de arrecadação dos municípios, que estaria ameaçando o pagamento da folha dos servidores.

Nesta segunda-feira foi publicado um novo decreto, que libera as atividades comerciais no município. De acordo com o texto, os comerciantes deverão organizar os estabelecimentos de forma a atender uma série de requisitos. Entre eles o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas, manter padrão único de assepsia e higiene, limpeza diária dos locais e a preferência por serviços de entrega a domicílio.

De acordo com o boletim epidemiológico da Covid-19 emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta segunda (20), o município de Caçu não tem nenhum caso confirmado de Covid-19. A secretaria de saúde do município informou, no domingo (19), que 121 casos foram descartados e que 13 pacientes estão sendo monitorados.

Resposta

A assessoria da prefeita informou ao Mais Goiás que a foto em questão é antiga e que a divulgação dela é um “ataque barato” da oposição, que tem focado na vida pessoal de Ana Cláudia e de sua família. “A prefeitura de Caçu foi uma das que mais fez gestão contra o coronavírus. Implantou o corredor sanitário e monitorou a entrada de pessoas na cidade”.

A assessoria comunicou também que o Paço Municipal solicitou o isolamento vertical ao governador Ronaldo Caiado em virtude da questão econômica do município. “A prefeita solicitou o isolamento vertical porque percebe que o problema econômico seria muito maior do que o político, uma vez que a cidade não possui nenhum caso confirmado de coronavírus”.

Matéria atualizada no dia 21/04/2020 às 9h56 para acréscimo da resposta da assessoria da prefeitura de Caçu.