INSATISFAÇÃO

Moradores do Jardim Primavera, em Goiânia, reclamam após prefeitura anunciar fechamento de CRAS

Conforme a Prefeitura de Goiânia, o CRAS do Jardim Primavera deve ser transferido para o Jardim Colorado

Moradores do Jardim Primavera, bairro na região Noroeste da capital, manifestaram insatisfação com o anúncio da prefeitura de que irá fechar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do setor. Conforme a Secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS), a unidade será transferida para outro bairro após o proprietário do prédio onde ela funciona atualmente ter solicitado a desocupação do local.

Apesar da promessa de manutenção dos serviços do CRAS em outro bairro, moradores da região se queixam de que a mudança terá um impacto negativo. É o caso da pensionista Neusa do Carmo, de 59 anos. Ao Mais Goiás, Neusa conta que tem um irmão com deficiência e que necessita dos serviços da unidade de assistência social. Ela conta que, antes do CRAS na região, tinha dificuldades com o transporte do irmão, que tem 80 anos, e que a mudança da unidade trará de volta esses problemas.

“Vai fazer muita falta. Eu não dou conta de andar com ele [seu irmão] de ônibus. Agora imagina o impacto, tudo o que a gente vai ter que passar pra ir pra outro setor”, desabafou Neusa, moradora do Jardim Primavera há 24 anos.

Pelas redes sociais, outros moradores do setor também manifestaram seu descontentamento com o anúncio da prefeitura. “Não podemos aceitar. Através do CRAS é possível oferecer vários serviços a população, especialmente aos jovens, idosos e os mais carentes do Jardim Primavera”, escreveu um residente da região, pelo Facebook.

O que diz a prefeitura sobre a saída do CRAS do Jardim Primavera

Em nota enviada ao Mais Goiás, a SEDHS confirmou o plano de fechar o CRAS do Jardim Primavera, mas justificou dizendo que a mudança vai ocorrer após o proprietário do prédio, que é alugado, pedir o local. A pasta informa ainda que os serviços do CRAS serão transferidos para o Jardim Colorado, “que também faz parte da abrangência exigida pelo Governo Federal”. Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social informa que o atual local onde fica o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Primavera mudará de local, pois o dono do imóvel solicitou que saíssemos do prédio. Informamos ainda que o CRAS da região será instalado no setor Jardim Colorado, que também faz parte da abrangência exigida pelo Governo Federal. Informamos ainda que não conseguimos outro imóvel no setor Jardim Primavera para instalar o CRAS da região, pois não encontramos imóveis com estrutura compatível para a instalação da unidade.”