Moradores de Guapó interditam BR-060 em protesto por mais viagens no transporte coletivo
Cerca de 200 moradores de Guapó, cidade a 36 quilômetros de Goiânia, protestaram, desde às…
Cerca de 200 moradores de Guapó, cidade a 36 quilômetros de Goiânia, protestaram, desde às 5h40 da manhã, contra o aumento do trajeto sem a alteração nos horários de viagens da linha 182 (T. Dergo/Guapó – Via T. Pq Oeste) na manhã desta quarta-feira (26). Diante a situação, pneus foram queimados e, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-060 ficou interditada em ambos os sentidos. Após negociações, o tráfego foi liberado na região por volta das 11h10.
Uma das manisfestantes, Amanda Beatriz, de 32 anos, destaca que atualmente os ônibus demoram mais de 40 minutos para passar nos pontos. Isso, segundo ela, atrasa o trajeto até o seu serviço, localizado no Setor Bueno, em Goiânia. “Com essa demora ,a gente sempre chega atrasado no trabalho. Além disso, não contamos com um horário certo para eles passarem, principalmente pela manhã. Às vezes, ficamos no ponto e o ônibus não passa”, conta.
A mulher explica que o ônibus atualmente entra na cidade, passa pela Vila João Pedro, Centro e Vale do Sol. A expansão da linha é para atender o Residencial Bandeiras, que fica na saída para Aragoiânia. A previsão é que esta mudança comece a operar no próximo dia 10 de outubro e os moradores temem que a mesma não venha acompanhada com o aumento do número de viagens.
“A gente esperava uma solução até a última sexta-feira (21), pois iriam mandar uma equipe até o local para verificar a nossa situação. Os ônibus já vêm lotados no trajeto normal e estamos tendo estes problemas. Se o novo trajeto for inserido e não tiver mais viagens, isso aqui vai entrar em colapso, pois são mais pessoas no veículo e com os horários de sempre”, conta.
Em nota, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) informou que foi feito um acordo com os moradores da região após uma primeira manifestação, que foi realizada na última sexta-feira (21), e foi acrescentado uma viagem no horário da faixa das 5 horas, tendo veículos no horário das 5h10 e 5h36. Nesta terça-feira (25), os veículos passaram às 5h05, 5h23 e 5h41. A empresa destacou que hoje pela manhã estaria realizando uma avaliação da demanda da linha para novas alterações, quando houve o protesto. A CMTC garantiu que ainda hoje à tarde haverá uma reunião na empresa para definir as alterações que serão realizadas nos horários e no trajeto da linha.
A Redemob consórcio destacou, por meio de nota, que uma equipe da empresa esteve no local desde a madrugada para avaliar se o incremento de viagens iniciado ontem suprirá a necessidade dos passageiros.