PROBLEMA RECORRENTE

Moradores de Senador Canedo denunciam que estão sem água há mais de 7 dias

Ao menos sete bairros estão desabastecidos

Moradores da cidade de Senador Canedo denunciaram ao Mais Goiás que estão sem água há mais de 7 dias. Ao menos sete bairros estão desabastecidos. Segundo os relatos, o problema, que é frequente durante todo o ano, se intensifica no período de seca. A prefeitura relaciona a situação às pausas no fornecimento para manutenção do sistema; ao alto consumo e à estiagem, que já dura mais de 150 dias, e diz que trabalha para diminuir o impacto da população atingida.

À reportagem, Michelle Fernandes, morada do Setor Residencial Marília, disse que a falta de água ocorre desde o dia 7 de setembro. Ela, que é mãe de duas crianças de 5 e 11 anos, relata dificuldade para as atividades básicas na residência em que mora.

“Tenho duas crianças em casa e nem uma gota de água. Não dá para limpar a casa, tomar banho, nada. Temos que comprar galões de água para beber e também conseguir fazer comida. É um absurdo. Todo ano é a mesma coisa. A Prefeitura diz para a população solicitar caminhão pipa, mas esse veículo nunca chega”, criticou.

Comércio fica limitado com falta de água

No Setor Nova Morada a situação é a mesma. João Batista, proprietário de uma distribuidora de gás, diz que o problema é preocupante, já que, além de prejudicar as atividades básicas das residências, também limita o funcionamento do comércio.

“Estamos levando a situação na medida que podemos, mas nosso depósito, assim como outros estabelecimentos, fica limitado. Atrapalha a população e o comércio. Teve gente lavando roupa no chafariz da cidade. Tem sido cada vez pior”, lamentou.

A esposa de João Batista, Pâmela Godoy, afirma que o problema da falta de água em Senador Canedo ocorre há vários anos. “Eles sempre inventam uma desculpa. Uma hora fala que é por falta de caixa d’água, outra hora fala que é por causa de alguma construção, às vezes é a seca. A verdade é que a população nunca descobriu o motivo e o problema sempre permanece”.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc) disse que mais de 85% do município está sendo abastecido normalmente. Segundo o texto, somente bairros mais altos ainda sentem o desabastecimento. Questionada sobre o motivo da falta de água, a Agência informou que a cidade enfrentou problemas devido a pausas no fornecimento de água para manutenção no sistema, “que se agravaram com o consumo elevado e o nível baixo dos reservatórios, provocado pela falta de chuva de mais de 150 dias”.

De acordo com a Sanesc, Senador Canedo sofre há anos com o problema de falta de água. “Em gestões anteriores a seca atingia o município a partir do mês de junho. Em 2020/2021, em pleno período de chuva, não tinha água na cidade nos meses de dezembro e janeiro. Isso foi solucionado pela atual gestão, que assumiu a cidade com mais de 15 dias sem água, em janeiro de 2021”, afirmou a Agência.

Ainda segundo o texto, em 2022, a cidade ficou abastecida até a primeira quinzena de setembro. “Os problemas apareceram agora porque se passaram mais de 150 dias sem chuva, fazendo com que os rios e lagos secassem. Mesmo assim, com as medidas adotadas pela Sanesc, apenas os bairros mais altos sentiram a falta de água. Todo restante da cidade permaneceu abastecido”.

Confira a nota na íntegra:

A Sanesc informa que mais de 85% do município está sendo abastecido normalmente. A situação está se normalizando e a maioria da cidade já tem água. Apenas bairros mais altos ainda sentem o desabastecimento. A cidade enfrentou problemas devido a pausas no fornecimento de água para manutenção no sistema, que se agravaram com o consumo elevado e o nível baixo dos reservatórios, provocado pela falta de chuva de mais de 150 dias.

A Sanesc está tomando medidas para reduzir o impacto da estiagem, usando dragas para puxar água do volume morto das captações e oferecendo o serviço de disk água, onde a população manda uma mensagem de WhatsApp e a companhia envia um caminhão pipa com água potável diretamente na sua residência. Caminhões pipas também estão levando água tratada para abastecer os reservatórios dos bairros mais altos, onde a baixa pressão impede que a água chegue pelas adutoras.

A situação não está pior, como em anos anteriores, devido às obras da atual gestão, que ampliaram em mais de 20 vezes a capacidade da captação Bonsucesso, a construção de novos reservatórios e a duplicação das adutoras. A Sanesc se sensibiliza com a população que ainda enfrenta o desabastecimento, e lembra que a crise hídrica não é um problema local, mas sim global, e que o trabalho para reduzir o impacto dela no município é realizado diariamente.

A Sanesc permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Senador Canedo sofre há anos com o problema de falta de água. Em gestões anteriores a seca atingia o município a partir do mês de junho. Em 2020/2021, em pleno período de chuva, não tinha água na cidade nos meses de dezembro e janeiro. Isso foi solucionado pela atual gestão, que assumiu a cidade com mais de 15 dias sem água, em janeiro de 2021.

Esse ano a cidade ficou abastecida até a primeira quinzena de setembro. Os problemas apareceram agora porque se passaram mais de 150 dias sem chuva, fazendo com que os rios e lagos secassem. Mesmo assim, com as medidas adotadas pela Sanesc, apenas os bairros mais altos sentiram a falta de água. Todo restante da cidade permaneceu abastecido.

A Sanesc disponibilizou caminhões pipas para dois tipos de serviços distintos, mas que solucionam o problema de falta de água. Uma das ações foi levar a água diretamente para a caixa d’água do morador. Ele faz o pedido através de mensagem de whatsapp e o caminhão vai até a casa dele. Nesse caso, a demora é um pouco maior porque, quando um morador da rua pede a água, o caminhão chega ao local e não abastece apenas ele, mas todos que estiverem com o mesmo problema, na rua. Só depois ele volta para reabastecer e atender a próxima solicitação.

Além do abastecimento na residência, a Sanesc também está enviando caminhões pipa para abastecer os reservatórios dos setores altos. Assim a água está chegando para todas as casas ao mesmo tempo.

A partir de hoje já houve melhora no abastecimento. Muitos setores que tiveram problemas durante essa semana já estão recebendo água. Medidas tomadas pela Sanesc estão aumentado a vazão de água nas Estações de Tratamento.

À médio e longo prazo, a Sanesc continuará com os investimentos que vêm sendo realizado na cidade. outras captações também serão ampliadas, como aconteceu na captação do Ribeirão Bonsucesso, que teve sua capacidade aumentada em mais de 20 vezes, será instalada mais adutoras e novos reservatórios estão sendo construídos ou reformados.

Essa administração está comprometida em resolver de forma definitiva o problema da falta de água nos ainda nessa gestão. E falta muito pouco para que isso se concretize.

Aproveitamos para pedir a compreensão da população que está recebendo água, mas que estão desperdiçando. O momento é crítico em todo o planeta e não é aceitável desperdiçar água. Ainda encontramos muitos flagrantes de pessoas lavando calçadas e até a rua com mangueira. Isso prejudica o abastecimento de toda a cidade.