Morre aos 97 anos Antônio Batista da Silva, fundador da Fazenda Jabuticabal, em Hidrolândia
Ele será velado na propriedade dele, nesta tarde de sexta; o enterro ocorre no sábado
Morreu aos 97 anos, nesta sexta-feira (29), Antônio Batista da Silva. Fundador da Fazenda Jabuticabal, em Hidrolândia, ele faleceu na propriedade dele, no distrito de Nova Fátima, no município, de causas naturais.
A Fazenda Jabuticabal ganhou destaque em diversas reportagens pelo desafio a quem comer uma fruta em cada pé. São mais de 40 mil árvores do fruto.
No local, que conquista turistas e existe desde os anos 1940, os visitantes pagam a entrada e podem comer da fruta e conhecer a Vinícola Jabuticabal, onde são produzidos os vinhos e outros produtos. A fazenda também tem estrutura de restaurante, de pesca, natação e mais.
O perfil oficial da fazenda trocou a foto por uma de luto. Não emitiu, contudo, nota oficial.
Apesar disso, um folder informa que o corpo de Antônio será velado na residência dele, às 15h desta sexta. A missa será às 9h de sábado (30), na Igreja Nossa Senhora de Fátima. O sepultamento ocorre em seguida.
Fazenda de jabuticabas
Vale destacar, a Fazenda Jabuticabal (rodovia GO-319, km 18, distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia) tem o maior pomar do mundo, com 42 mil pés de jabuticabas. O primeiro pé foi plantado em 1947, dois anos após a Segunda Guerra Mundial, por Antônio Batista da Silva.
Em 1960, a fazenda começou a receber os primeiros turistas, culminando no sucesso em 1980, após o proprietário dizer em entrevista ao jornal que daria a fazenda para quem chupasse uma jabuticaba de cada pé. Era só uma brincadeira, claro. De lá para cá, o local se tornou ponto de ecoturismo para visitantes da região e do País.