LUTO

Morre Dom Antônio Fernando Brochini, bispo emérito de Itumbiara

Ele estava internado no Complexo Hospitalar Uberlândia Medical Center, em Uberlândia, onde recebia tratamento de leucemia mieloide

Dom Fernando Brochini (Foto: Wikipedia - Divulgação)

O bispo emérito da Diocese de Itumbiara, Dom Antônio Fernando Brochini, morreu na noite de sexta-feira (15). Ele estava internado no Complexo Hospitalar Uberlândia Medical Center (UMC), em Uberlândia (MG), onde recebia tratamento de leucemia mieloide aguda desde fevereiro de 2022.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma Nota de Condolência, manifestando seu pesar e sentimento ao bispo diocesano, dom José Aparecido Gonçalves de Almeida; aos membros da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida como Estigmatinos, aos familiares e a “todo povo de Deus presente na Igreja de Itumbiara”.

“Agradecemos a Deus pela caminhada de Dom Antônio cheia de frutos para a vida da Igreja, especialmente em espaços de coordenação da sua congregação religiosa e no esforço, permanente, na formação de seminaristas, padres e religiosos, em Goiás, sobretudo quando dirigiu o Instituto de Filosofia e Teologia, o conhecido Ifiteg, espaço de formação destinado à formação de padres do Centro-Oeste”, manifestou a CNBB.

Trajetória

Dom Antônio Fernando Brochini nasceu em Rio Claro (SP) no dia 10 de novembro de 1946. Em 1958, após seus estudos primários, ingressou na Escola Apostólica Santa Cruz, dos Estigmatinos, em sua terra natal.

Fez os estudos ginasial e colegial em Ribeirão Preto, no Instituto Missionário Venerável Gaspar Bertoni. Em Campinas, cursou Filosofia no Instituto Estigmatino, cuja conclusão aconteceu no ano de 1967. Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, entre 1967 e 1970, licenciou-se em Pedagogia, especializando-se posteriormente em Administração Escolar e Supervisão Educacional.

De 1970 a 1973 cursou Teologia no Instituto João XXIII, na capital paulista, sendo que nesta mesma época exerceu a função de vice-diretor do Instituto de Ensino Sagrada Família, em São Caetano do Sul (SP).

Em 1973 foi ordenado sacerdote. Em 15 de outubro de 2014, o papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Itumbiara. Em 3 de janeiro de 2015 tomou posse canônica na Catedral Santa Rita de Cássia de Itumbiara, pelo núncio Apostólico Dom Giovanni D’Anielo.