LUTO

Morre Licínio Leal Barbosa, professor emérito da UFG

Funeral do docente ocorreu na manhã desta sexta-feira (28), na Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, no setor Jaó

Morre Licínio Leal Barbosa, professor emérito da UFG
Morre Licínio Leal Barbosa, professor emérito da UFG (Foto: Reprodução)

Morreu em Goiânia, na quinta-feira (27), o professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Licínio Leal Barbosa. A informação foi divulgada pela própria UFG, que não informou a causa da morte.

Segundo a instituição Licínio foi diretor da Faculdade de Direito da UFG, entre 1980 e 1986, além de presidente da Academia Goiana de Letras Jurídicas e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Além disso, ocupou a cadeira 35 na Academia Goiana de Letras. O funeral do docente ocorreu na manhã desta sexta-feira (28), na Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, no setor Jaó.

O professor se graduou em Direito pela UFG em 1964, atuando como advogado e pesquisador. Ele ingressou como docente na instituição em 1968 e participou da criação dos cursos de mestrado em Direito Agrário e Ciências Penais na Universidade.

Doutor em Direito Penal, em 2004, foi nomeado Professor Emérito pela UFG. Como escritor, publicou mais de 20 obras. E ele também ocupou, de 1997 a 1999, a presidência do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça.

Já na Maçonaria, iniciou a trajetória em 1958 e chegou ao posto de Grão-Mestre Ad Vitam em Goiás. A Grande Loja Maçônica de Goiás, inclusive, emitiu nota de pesar: “A Gleg informa com pesar o falecimento do irmão Licínio Leal Barbosa, Grão-Mestre Ad Vitam da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás. Nesse momento de dor, solidarizamos com os familiares e amigos, e expressamos os nossos sinceros sentimentos.”

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), a Associação de Egressos e Egressas da Universidade Federal de Goiás, o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe) e o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) também manifestaram pesar pelo falecimento.

Nota da UFG sobre a morte de Licínio Leal Barbosa

“Com enorme pesar a Universidade Federal de Goiás informa o falecimento do Professor Emérito da UFG, Licínio Leal Barbosa. O funeral ocorrerá amanhã, 28/3, a partir das 7h da manhã na Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás – GLEG Setor Jaó.

O professor foi diretor da Faculdade de Direito da UFG, entre 1980 e 1986, além de presidente da Academia Goiana de Letras Jurídicas e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil. Licínio Leal Barbosa ainda ocupou a cadeira 35 na Academia Goiana de Letras.

O título de professor emérito foi concedido em agosto de 2005.”

LEIA TAMBÉM:

Tempero e remédio: UFG trabalha na criação de pequi em pó