LUTO

Morre professora da UFG aos 57 anos, em Goiânia

Janine Helfst Leicht Collaço era docente da Faculdade de Ciências Sociais

Morre professora da UFG aos 57 anos, em Goiânia (Foto: Reprodução)

A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Janine Helfst Leicht Collaço, morreu aos 57 anos, na noite de quinta-feira (5), em Goiânia. Ela era docente da Faculdade de Ciências Sociais. A UFG lamentou o ocorrido, em nota.

Janine lutava contra a doença de Parkinson há 10 anos, mas ainda trabalhava, conforme informações dadas ao O Popular. Não há informações sobre velório e sepultamento.

“De acordo com colegas da unidade acadêmica, Janine era profundamente vocacionada e dedicada à docência e à pesquisa”, diz trecho da nota. Além disso, “era apaixonada por gastronomia”.

A professora era mestra e doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e se tornou professora da FCS/UFG em 2012. Na instituição, foi vice-diretora de 2014 a 2018 e integrou os quadros do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG), do qual, no momento, era vice-coordenadora.

Ela também fundou e liderou o Grupo de Estudos em Consumo, Cultura e Alimentação (Gecca) e coordenou o Centro de Ciência e Tecnologia em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional da Região Centro-Oeste. Além disso, orientou dezenas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses em suas áreas de atuação.

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) também lamentou a morte. “Sua trajetória acadêmica e compromisso com a educação pública foram exemplos de excelência e inspiração para todos que tiveram a honra de trabalhar ao seu lado. A professora Janine Collaço será sempre lembrada pelo seu brilhantismo intelectual, sua gentileza e sua incansável busca pelo conhecimento e pela justiça social.”