Morre professora da UFG aos 57 anos, em Goiânia
Janine Helfst Leicht Collaço era docente da Faculdade de Ciências Sociais
A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Janine Helfst Leicht Collaço, morreu aos 57 anos, na noite de quinta-feira (5), em Goiânia. Ela era docente da Faculdade de Ciências Sociais. A UFG lamentou o ocorrido, em nota.
Janine lutava contra a doença de Parkinson há 10 anos, mas ainda trabalhava, conforme informações dadas ao O Popular. Não há informações sobre velório e sepultamento.
“De acordo com colegas da unidade acadêmica, Janine era profundamente vocacionada e dedicada à docência e à pesquisa”, diz trecho da nota. Além disso, “era apaixonada por gastronomia”.
A professora era mestra e doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e se tornou professora da FCS/UFG em 2012. Na instituição, foi vice-diretora de 2014 a 2018 e integrou os quadros do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG), do qual, no momento, era vice-coordenadora.
Ela também fundou e liderou o Grupo de Estudos em Consumo, Cultura e Alimentação (Gecca) e coordenou o Centro de Ciência e Tecnologia em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional da Região Centro-Oeste. Além disso, orientou dezenas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses em suas áreas de atuação.
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) também lamentou a morte. “Sua trajetória acadêmica e compromisso com a educação pública foram exemplos de excelência e inspiração para todos que tiveram a honra de trabalhar ao seu lado. A professora Janine Collaço será sempre lembrada pelo seu brilhantismo intelectual, sua gentileza e sua incansável busca pelo conhecimento e pela justiça social.”