Motorista arrasta pônei amarrado a caminhonete em Itapuranga
Animal foi apreendido, examinado e doado, conforme a delegada responsável pelo caso
Um motorista foi flagrado a arrastar um pônei amarrado em caminhonete. O caso aconteceu nesta terça-feira (19), em Itapuranga. O animal foi apreendido e o dono identificado.
Em entrevista ao Mais Goiás, a delegada Giovana Piloto disse que o proprietário do animal foi identificado e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra ele, uma vez que a legislação somente prevê prisão para maus-tratos de animais domésticos, como gato e cachorro.
O animal foi examinado por veterinários e não apresentou problemas de saúde. Giovana disse que o pônei foi doado, nesta quarta-feira (20), para o projeto Salto para liberdade, uma instituição filantrópica de equoterapia para crianças e adultos especiais que moram em Itapuranga. O projeto funciona no parque agropecuário da cidade, onde o animal está.
De acordo com o site Tua Saúde, a equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela é usada para complementar o tratamento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração.
Assista ao vídeo:
Outro caso
Esse não foi o primeiro caso de transporte indevido noticiado pelo Mais Goiás neste mês. Outro motorista foi flagrado, no dia 6 de janeiro deste ano, transportando um pônei na carroceria de uma caminhonete. Os vídeos foram feitos em Goiânia e em Itaberaí e mostram o bichinho amarrado a fitas em meio a malas, sem espaço ou proteção adequada.
Inicialmente, o pônei foi filmado tomando chuva na carroceria em um posto de combustíveis em Itaberaí. Eydi José, morador da cidade, disse que filmou o animal por volta das 17 horas no estabelecimento, quando o motorista parou para abastecer. O condutor, então, seguiu na GO-070, sentindo cidade de Goiás.
Um vídeo feito por outro motorista, que não quis ser identificado, mostrou a mesma caminhonete na estrada. As imagens foram feiras por volta das 13h30. O animal estava no mesmo veículo, mas na Marginal Botafogo, em Goiânia.
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira