Motorista de app acusado de se masturbar em viagem tem selo de segurança da Uber, em Goiânia
Condutor foi denunciado por passageira na sexta-feira (10)
Um motorista de aplicativo que se masturbou durante viagem de uma jovem, em Goiânia, tem selo de segurança da Uber. Trata-se de uma verificação feita em várias etapas pela empresa.
Segundo o perfil do homem na plataforma de transporte, ele trabalha há quatro anos e cinco meses com o app. Sua nota de avaliação é quase cinco estrelas (4,95) e em sua autodescrição se define como “carismático, gente boa e sem frescura”.
Classificado como “Uber Pro Diamond”, o motorista foi denunciado por uma passageira na sexta-feira (10). Segundo ela, o condutor abaixou as calças e tocou as partes íntimas durante uma corrida na capital goiana.
Por meio de nota, a Uber afirmou ter desativado a conta do motorista denunciado e se colocou à disposição para colaborar com as autoridades com as investigações do caso.
Relembre o caso
Por volta das 10h da manhã de sexta-feira (10), a jovem entrou no carro de aplicativo em direção ao trabalho. Ela conta que passou a maior parte do tempo distraída, olhando para o celular e só percebeu o que o motorista fazia quando ele parou em um semáforo.
“Eu entrei no carro cheia de sacola, nem prestei muita atenção no motorista. Respondi o bom dia e depois fiquei distraída mexendo no celular. Em determinado momento da viagem, eu notei que ele estava mexendo muito a mão na região do órgão genital”, disse.
De acordo com a jovem, além de se masturbar, o motorista alterou a rota da viagem. “Os movimentos com a mão na ‘calça’ continuaram e ele ainda alterou a rota, dando voltas desnecessárias”.
Ao perceber o que estava ocorrendo, ela conta teve a ideia de registrar o ocorrido e pedir ajuda a um amigo que a esperava no destino. “Quando parei no destino, simplesmente pulei para fora do carro e não consegui falar nada para ele [motorista]”, relatou a vítima.
Após o ocorrido, a jovem entrou em contato com a Uber e afirmou que irá registrar um boletim de ocorrência.
Confira na íntegra a nota da Uber:
“A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater e denunciar casos de assédio e violência. O motorista parceiro teve sua conta desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio. A Uber se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações.
A Uber defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Por isso, desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e segue investindo constantemente em conteúdos educativos contra o assédio para motoristas.
Em conjunto com o Instituto Promundo, foi lançado o Podcast de Respeito e mais recentemente a Uber lançou uma campanha educativa de combate ao assédio também em parceria com o MeToo Brasil. Além disso, também em parceria com o MeToo, a plataforma possui um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero.
Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo, o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros.”