BBB no trânsito

Excesso de velocidade é a infração campeã nos registros dos fotossensores em Goiânia

Atualmente, 293 faixas já estão sendo fiscalizadas e até o final do ano a SMT pretende instalar equipamentos em todas as 600 faixas da capital

Os fotossensores que fiscalizam as novas 119 faixas geraram 29.074 infrações nos 43 endereços implantados, com o auxilio de 60 aparelhos, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT). Destas, o maior deslize do motorista vai no quesito de excesso de velocidade em até 20% do permitido na via, que resultaram 23.309 multas. Os aparelhos também registraram outras infrações como parada sobre a faixa de pedestre, avanço de sinal e conversão proibida.

O levantamento apresentado hoje é referente ao período de 30 dias, entre 10 de maio a 10 de junho. Apesar dos números altos, o presidente da pasta, Fernando Santana, considera o balanço positivo e destaca que medidas educativas estão sendo intensificadas para todas as pessoas. “Estamos fazendo campanhas educativas nas ruas e escolas para educar cada vez mais o motorista. Além disso, sempre é ofertado um aviso nos aparelhos, antes dele entrar em total funcionamento”, conta.

Somente nesse período, as infrações geraram quase R$ 4,5 milhões de arrecadação aos cofres públicos. O secretário argumenta que a multa se torna uma forma de conscientização para que o condutor não volte a cometar a mesma infração. “A cada passo estamos intensificando a fiscalização, uma vez que, após a instalação o equipamento,  ele funcione em caráter educativo e, posteriormente, começe as aplicações das multas. Quando chega a infração, o motorista acaba colocando a mão na consciência”, destaca.

Resultados

O excesso de velocidade entre 20% e até 50% resultaram em 4.605 multas e o excesso de velocidade acima de 50% lavraram 393 autuações. Duzentos e oito motoristas foram flagrados sobre a faixa de pedestre, 136 foram autuados por realizarem conversões em lugares proibidos e 423 foram punidos por avançarem o sinal.

“Apesar disso, tivemos um dado bastante importante que não foi gerado nenhuma multa pelo fato de transitarem em faixa exclusiva do transporte coletivo. Isso demostra uma evolução nas campanhas educativas”, conta.

Novos Pontos

Na primeira instalação dos fotossensores, ocorrida em agosto de 2017, 174 faixas, sendo 155 mais 19 auxiliares, passaram a ser monitoradas. Já em maio deste ano, outras 59 faixas passaram a ser fiscalizadas e em junho os fotossensores começaram a vigiar outras 60 faixas. Com isso, Goiânia já conta com 293 faixas monitoradas e ainda faltam a implantação de mais 307 faixas em diversos pontos da cidade.

“Devido ao trâmite necessário, as implantações estão sendo realizadas por etapas e até em dez dias serão liberadas mais 50 faixas”, ressalta o presidente. O objetivo da pasta é até o final do ano todos os 600 pontos demarcados para fiscalização estejam em pleno funcionamento.