Protesto

Motoristas da Uber e de outros aplicativos fazem protesto em Goiânia

Motoristas de aplicativos de transporte particular de passageiros fizeram uma manifestação em Goiânia nesta segunda-feira…

Motoristas de aplicativos de transporte particular de passageiros fizeram uma manifestação em Goiânia nesta segunda-feira (30). Aproximadamente 700 pessoas se reuniram próximo ao Aeroporto Santa Genoveva e, em seus carros, seguiram para a Câmara Municipal de Goiânia e, depois, para a Praça Cívica. O trânsito ficou parado em diversos pontos da cidade durante o protesto.

Os manifestantes são contra PLC 28/2017, que deve ser votada no Senado nesta terça-feira (31), e visa regulamentar a atuação destes aplicativos no Brasil. Segundo um dos representantes dos motoristas, Neto Samora, o texto, na verdade, acaba com a possibilidade dos aplicativos atuarem no País.

“O texto exige que o carro esteja no nome do motorista, que tenha cinco anos desde a data de fabricação e que a quantidade de motoristas seja três vezes maior que a de táxi. Os dois primeiros pontos são mais rígidos para nós do que é hoje para os taxistas. É um projeto injusto”, avalia Samora, que trabalha como motorista da Uber há oito meses.

Com a regulamentação, Goiânia poderia ter pouco mais de 3 mil motoristas atuando em aplicativos de transporte individual. Hoje, segundo Samora, cerca de 12 mil pessoas trabalham em parceria com estes aplicativos na Região Metropolitana de Goiânia.

Em email enviado aos clientes, a Uber informou é a favor da regulamentação, mas não de proibições. A manifestação também aconteceu em outras cidades brasileiras. A de Goiânia é considerada uma das mais expressiva quanto a participação de motoristas.