Os motoristas dos serviços de transporte particular de passageiros via plataforma digital, como o Uber, fazem uma campanha pela vida. Nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h30, esses profissionais estarão na porta do Hemocentro de Goiás para doar sangue. A ação ocorrerá durante todo o dia.
Juliano Parra, um dos responsáveis pela iniciativa, informou que os motoristas estão sendo convocados por meio do Whatsapp, Instagram, Telegram, Facebook, Zello e outros aplicativos de mensagem. “Queremos fazer o bem, ajudando o próximo, e convidamos os usuários dos nossos serviços a fazerem o mesmo”, diz Parra, doador de sangue habitual e que teve a ideia ao tomar conhecimento do baixo estoque existente no Hemocentro.
Arione de Paula, diretor administrativo do Hemogo, confirma que o estoque está abaixo do limite aceitável, principalmente sangue de RH negativo e de plaquetas. “São tipos sanguíneos raros, sempre pedidos em caráter de urgência. As plaquetas necessitam de uma captação mais trabalhosa”, diz Paula. A doação de plaquetas é uma doação diferente, onde se utiliza um equipamento especial e o doador precisa possuir veias boas e de bom calibre em ambos os braços. Infelizmente, nem todos possuem veias tão resistentes e isso faz com que os doadores aptos sejam raros.
O Hemogo abastece 80 unidades de saúde em todo o Estado, incluindo os hospitais públicos. O Hemogo está localizado na Avenida Anhanguera, número 5.195, Setor Coimbra. O atendimento é das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Informações pelos telefones 3201-4580 e 3201-4570.
A manutenção de um estoque ideal de sangue coletado é importante para os atendimentos de urgência, a realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças que necessitam de transfusão frequentemente.
Podem doar sangue pessoas com peso mínimo de 50 quilos, que tenham entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, havendo o consentimento formal do responsável legal. O candidato não deve estar cansado, não deve ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não deve estar em jejum. O doador deve levar um documento oficial com foto.