ABUSADOR EM SÉRIE

MP denuncia homem por estuprar duas mulheres e tentar abusar de outras três em Aparecida

Suspeito confessou os crimes dizendo que saía em busca de vítimas que considerava "presa fácil"

O Ministério Público de Goiás (MPGO) ofereceu denúncia contra José Paulo Santos Oliveira, de 24 anos, acusado de estuprar duas mulheres e tentar estuprar outras três, em Aparecida de Goiânia. A Polícia Militar (PM) prendeu o homem no dia 1º de dezembro deste ano, no Jardim Riviera, após uma série de denúncias das vítimas.

Conforme o MPGO, o auxiliar de obras usava sempre a mesma estratégia ao abordar as vítimas. Usava uma moto e uma mochila nas costas, “chegava” nas mulheres que estavam andando sozinhas pela rua durante a noite e as ameaçava com uma faca.

O primeiro estupro aconteceu em novembro, no Setor Colina Azul. Na denúncia, a vítima relatou que José Paulo roubou seu celular e fez com que ela subisse em sua moto para leva-la até o local do crime.

Dias depois, o acusado abordou outra vítima que havia descido em um ponto de ônibus, no Setor Serra Dourada. Com a mesma forma de abordagem, José Paulo ameaçou a vítima, mas ela conseguiu fugir e denunciou o caso à polícia.

Na mesma noite, o homem abordou outra mulher que voltava do trabalho. A vítima também conseguiu fugir e registrou um boletim de ocorrência.

No momento da abordagem, homem dirigia a moto descrita pelas vítimas, assim como o capacete preto (Foto: Divulgação – PC)

Quatro dias depois, agindo da mesma forma, o acusado esperou por outra mulher em um ponto de ônibus, no Bairro Independência, e a abordou. Os dois entraram em luta corporal e, mesmo ferida com faca, a mulher conseguiu correr para sua casa.

No dia seguinte, José Paulo esperou em um ponto de ônibus na Vila Delfiore. Ele obrigou outra vítima a subir na moto e a estuprou em seguida. Ao pedir que a mulher desbloqueasse o celular, o acusado descobriu que o marido dela usava tornozeleira eletrônica e se desfez do aparelho. A vítima conseguiu memorizar parte da placa da moto e foi até uma delegacia.

Com base nas descrições feitas pela vítima, a PM conseguiu localizar José Paulo. Na ocasião, ele confessou os crimes, dizendo que saia de casa à noite, em dias alternados, em busca de vítimas que considerava “presa fácil”.

Encaminhado à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), o acusado segue preso pela prática dos crimes.

A divulgação da imagem do preso foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme Despacho do(a) Delegado(a) de Polícia responsável pelo inquérito policial, de modo que a publicação de sua imagem possa auxiliar no surgimento de novas vítimas e testemunhas que façam seu reconhecimento, além de novas provas.