OPERAÇÃO 20 POR CENTO

MP faz busca e apreensão na prefeitura de Formosa e gabinete da procuradoria do município

Ação foi autorizada pelo juiz Francisco Gonçalves Sabóia Neto, que também tornou réu o procurador Leonardo Cândido Martins Bonini

MP faz busca e apreensão na prefeitura de Formosa e gabinete da procuradoria do município (Foto: MPGO)

O Ministério Público de Goiás (MPGO) cumpriu busca e apreensão no prédido da prefeitura de Formosa e no gabinete da Procuradoria Jurídica do município, nesta sexta-feira (1º). A Operação Vinte Por Cento foi autorizada pelo juiz Francisco Gonçalves Sabóia Neto, que também tornou réu o procurador Leonardo Cândido Martins Bonini.

Segundo o MP, o advogado também foi afastado das funções e proibido de deixar o município de Formosa, bem como de acessar as dependências da prefeitura sem autorização judicial, sob pena de prisão. O Ministério Público apura, há mais de um ano, um suposto esquema de desvio milionário de recursos públicos e corrupção que teve início na prefeitura em 2017.

O Mais Goiás não conseguiu o contato do procurador, mas solicitou uma posição da prefeitura, em nome do prefeito Gustavo Marques, e também do ex-prefeito Ernesto Roller. O ex-gestor informou que desconhece “todo o teor da nota, portanto nao tenho como me manifestar”. O portal aguarda retorno do município.

Ainda sobre a investigação, os delitos seriam: pagamento de propina, fraude a licitações, corrupção passiva e peculato, supostamente praticados pelos agentes e ex-agentes públicos referidos. Na ação desta sexta, o Ministério Público de Goiás teve auxílio da Polícia Civil.