FURA FILA

MP-GO investiga suspeita de ‘fura-fila’ em vacinação contra covid em São Simão

Promotoria alega que dados estão desencontrados

(Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Denúncias de fura filas na vacinação contra Covid-19 no município de São Simão levaram o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e emitir uma recomendação para a prefeitura da cidade. No documento, o órgão solicita que seja divulgada a lista completa das pessoas imunizadas, bem como o cumprimento dos Planos Nacional e Estadual de vacinação.

Na recomendação, o promotor Fabrício Lamas Borges da Silva, afirma que recebeu informações de que pessoas fora dos grupos prioritários de vacinação estavam recebendo doses. Ele afirma que ligou em três postos de vacinação e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e que cada local deu informações diferentes a respeito da etapa de vacinação. O órgão afirma ainda que a lista completa de vacinação já foi solicitada por parlamentares da cidade, mas que ela nunca foi divulgada.

O promotor questiona também informações desencontradas sobre as doses de vacinas recebidas e a quantidade de doses aplicadas na população. No documento, ele ressaltou que ligou nesta quinta-feira (25) para a SMS e que foi informado que o município havia recebido 80 doses nesta semana. Apesar disso, a distribuição regional, localizada em Rio Verde, informou que foram entregues 570 vacinas.

“[…] as vacinas são recursos escassos pagos com recursos públicos sendo direito da sociedade de fiscalizar diretamente o cumprimento do plano municipal de vacinação, notadamente quando há situações de desencontro de informações, conforme narrado acima”, disse o promotor.

No documento, o MP-GO solicitou que a prefeitura divulgue o plano municipal de vacinação, a relação de pessoas imunizadas com atualização diária e informações sobre locais e horários de vacinação. O prazo para o cumprimento da recomendação é de três dias, sob pena de responsabilização civil e criminal.

O Mais Goiás tentou contato com a prefeitura de São Simão para buscar informações sobre a vacinação no município, mas as ligações não foram atendidas. O espaço está aberto para manifestação.