Investigação

MP-GO vai apurar morte de quatro pessoas em ação policial na Chapada dos Veadeiros

Procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, afirmou que o órgão abriu um procedimento para apurar o caso

Foto: Divulgação - PC-GO

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, afirmou que o Ministério Público de Goiás (MP-GO) irá atuar em todas as frentes para apurar a morte de quatro pessoas durante uma ação policial na zona rural entre os municípios de Colinas do Sul e Cavalcante. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (4/2) durante uma reunião com representantes de direitos humanos e com familiares das vítimas.

O fato aconteceu no dia 20 de janeiro de 2022. De acordo com o Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar (PM) recebeu a informação de que haveria uma plantação de maconha na região. Ao chegarem no local, teriam sido recebidos a tiros e revidaram, matando quatro pessoas.

Entretanto, familiares e pessoas a comunidade contestam a versão, ressaltando que houve excesso por parte da polícia. “Todos estão completamente destruídos. Todos com tiros no rosto. Isso não tem nenhuma explicação aceitável. Quem tem que decidir é o juiz e não os policiais. Eles deveriam ter sido presos. Eles não tiveram chance. Foram todos assassinados”, disse a irmã de uma das pessoas mortas.

De acordo com Vechi, o MP-GO já está apurando o caso. Uma investigação foi aberta pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP). Além disso, o procurador ressaltou que a instituição trabalha para, além da responsabilização criminal, traçar um caminho pedagógico no contexto policial.

O coordenador da Área Criminal do Centro de Apoio Operacional do MPGO e do NCAP, Felipe Oltramari, ressaltou que o órgão está acompanhando as investigações.