Falta de água

MP instaura inquérito para apurar o desabastecimento de água em Goiás

Em nota, Saneago informou que vai se pronunciar assim que for notificada da ação

O Ministério Público de Goiás (MPGO) instaurou nessa sexta-feira (27) um inquérito civil público com o objetivo de investigar o desabastecimento de água em Goiânia e Região Metropolitana, bem como em cidades do interior do Estado.

Entre as possíveis irregularidades que serão verificadas, está a violação ao dever de abastecer a rede domiciliar e comercial, que prejudicou a população e gerou impactos na atividade econômica. O inquérito também vai investigar a realização de racionamento e rodízio no abastecimento sem comunicar à população com antecedência. Além disso, também será apurada a não utilização de caminhões-pipa para o abastecimento da população atingida pela falta de água.

O promotor de Justiça Fernando Krebs, da 57ª Promotoria de Goiânia, determinou a solicitação de informações à Saneago sobre a situação da falta de água, questionando as condições do sistema João Leite e da rede de distribuição e também os gastos com essas obras.

Também serão solicitadas informações à Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) sobre as providências tomadas na fiscalização da concessão e dos serviços prestados pela Saneago. Outra providência será a notificação do prefeito de Goiânia e prefeitos das demais cidades atingidas pela crise hídrica a fim de saber que medidas tomaram frente ao problema, inclusive se pretendem retomar o serviço concedido à Saneago.

Em nota, Saneago informou ao Mais Goiás que vai se pronunciar assim que notificada da ação civil pública. A companhia disse ainda que o desabastecimento em Goiânia e Região Metropolitana é motivado por período de estiagem prolongada, a maior dos últimos 80 anos, e que providências estão sendo tomadas para amenizar o problema até que se regularize o período chuvoso.

Segundo a Saneago, neste final de semana, o manancial começou a apresentar uma melhora nos níveis de vazão, na altura da captação de água bruta. Com isso, os reservatórios do Sistema Meia Ponte começaram a se recuperar e a normalização no abastecimento de água nas regiões afetadas está ocorrendo gradualmente, desde domingo (29).