"Regalia II"

MPGO deflagra operação contra crimes no sistema penitenciário

Está previsto o cumprimento de sete mandados de condução coercitiva e 11 de prisão, sendo seis preventivas e cinco temporárias

O Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagou na manhã desta terça-feira (21) a segunda etapa da Operação Regalia, que visa o combate a crimes cometidos no sistema penitenciário em Goiânia e em Anápolis. Está previsto o cumprimento de sete mandados de condução coercitiva e 11 de prisão, sendo seis preventivas e cinco temporárias.

Segundo nota do MPGO, os trabalhos são voltados a desarticular organizações criminosas voltadas à prática de crimes contra a administração pública e tráfico de drogas. As equipes são compostas por 10 promotores de Justiça, 61 policiais civis — sendo 11 delegados e 50 agentes — 45 agentes da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) e 20 policiais militares.

A Operação Regalia II deriva de atuação em conjunto com as Polícias Civil e Militar e a Seap. Na primeira etapa, deflagrada em 28 de setembro, foram cumpridos mandados nas cidades de Goiânia, Caturaí, Inhumas, Aparecida de Goiânia e Luziânia. Durante investigações, o MPGO constatou que agentes penitenciários cobravam vantagem indevida para que detentos tivessem privilégios dentro de presídios.

Maiores detalhes sobre a operação serão divulgados em coletiva de imprensa agendada para as 11h.