WHITE BOOK

Investigação descobre quadrilha de traficantes fazendo ‘batismos’ em Goiás

Durante a operação, as autoridades prenderam seis pessoas nos Estados

MPGO deflagra operação contra tráfico de drogas em Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul (Foto: MPGO)

O Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou, nesta manhã de terça-feira (27), uma ação contra o tráfico de drogas em Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul. A segunda fase da operação White Book ocorre por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), com o apoio dos Gaecos do Paraná e Mato Grosso, além da Polícia Militar de Goiás.

Durante a operação, as autoridades prenderam cinco pessoas no Paraná e uma em Goiás, onde também apreenderam drogas. Os mandados foram cumpridos em Aparecida de Goiânia, Londrina e Ibiporã (PR) e Três Lagoas (MS).

Sobre a investigação, ela começou pelo MPPR, que revelou o envolvimento de um integrante de facção criminosa responsável pelos cadastros (‘batismos’) de novos membros em território goiano. O setor de registro de integrantes recebe o nome de “livro branco”, por isso o título da operação.

Em relação à primeira fase da operação, esta ocorreu em dezembro passado, no Paraná. Na ocasião, as autoridades apreenderam um celular com um integrante de facção criminosa que atuava na região de Ibiporã. Pelo aparelho, foi possível chegar a outros membros da organização criminosa e apurar informações relacionadas ao tráfico de entorpecentes e ao comércio ilegal de armas de fogo.