crime

MPGO denuncia homem por injúria racial contra jogador do Atlético-GO

Torcedor chamou atleta de ‘negão’ e ‘macaco’ durante jogo em Trindade

(Foto: Reprodução Youtube)

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou Daniel José Mendes, torcedor do Trindade, por crime de injúria racial contra Gustavo Santos Assunção, jogador do sub-20 do Atlético-GO. A vítima e testemunhas contaram que o homem chamou o atleta de “negão” e “macaco”.

De acordo com a promotora de Justiça Cristiane Vieira de Araújo, o inquérito policial concluiu que o denunciado estava no Estádio Abraão Manoel Monteiro da Costa, no dia 8 de junho deste ano, quando injuriou o jogador “utilizando de elementos referentes a raça e cor”

Na ocasião, o time Trindade Atlético Clube jogava contra o Atlético Goianiense Sub-20, equipe da vítima. Durante a partida, ele e um atleta do time oposto tiveram uma discussão em campo.

A denúncia relata que, neste momento, Daniel José, torcedor do Trindade Atlético Clube, cometeu o crime. Gustavo Santos ficou sem reação e todos os outros, incluindo os do time adversário, paralisaram o jogo e prestaram apoio a ele. A partida era pela semifinal do Campeonato Goiano Sub-20.

De acordo com o MP-GO, vários jogadores chegaram a correr atrás de Daniel José, que reagiu dizendo “me dá minha faca e minha arma”.

Na sequência, o denunciado entrou numa construção dentro do estádio e as pessoas que o perseguiam desistiram, por acreditar que estivesse armado. Daniel José Mendes fugiu do local e não foi encontrado pelos policiais.

Na época, o árbitro do jogo, Artur de Morais Fernandes, também relatou o caso de injúria na súmula, que é um relatório de tudo que aconteceu na partida. Posteriormente o torcedor foi identificado e, ao ser interrogado pela polícia, ficou em silêncio.

Em nota, o Atlético Clube Goianiense disse que prestou todo o amparo jurídico que o caso necessitava e também que dará apoio psicológico para Gustavo Santos.