Invasão da Seduce

MST invade sede da Seduce em Goiânia

A invasão contou com a participação de lideranças políticas de partidos de oposição, entre elas o deputado federal Rubens Otoni e o ex-deputado estadual Mauro Rubem, ambos do PT.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram no final da tarde deste domingo (14/2) a sede da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) com o objetivo de se juntar aos manifestantes contrários ao programa de gestão compartilhada de escolas com Organizações Sociais (OSs) que estão acampados no pátio do órgão.

A invasão contou com a participação de lideranças políticas de partidos de oposição, entre elas o deputado federal Rubens Otoni e o ex-deputado estadual Mauro Rubem, ambos do PT.

Os sem-terra chegaram fazendo estardalhaço, em ônibus e caminhões carregados com equipamentos de acampamento e alimentos . Eles tentaram acirrar os ânimos, com provocações aos policiais militares que acompanhavam, à distância, a movimentação no local.

Com a invasão, o movimento invasor de escolas, que foi considerado ilegal pela Justiça do Estado e foi reprovado por pais, alunos e professores de escolas ocupadas, descumpre acordo feito com a Seduce e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) de não ampliar a invasão da sede da secretaria, sob pena de prejuízo para a aplicação do ano letivo.

Em nota, a Seduce condenou a invasão de secretaria por integrantes do MST.

Leia a nota:.

“A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce)  lamenta a invasão na tarde deste domingo(14/2) de sua sede administrativa  por manifestantes do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), mesmo após acordo feito com o grupo que já está ocupando a secretaria desde o último dia 28.

A secretaria esclarece ainda que respeita o direito à livre manifestação, mas repudia atos unilaterais, que desrespeitam pais, alunos e professores.

Desde o início do projeto de melhoria da gestão das escolas por meio de organizações sociais, a Secretaria de Educação esteve aberta ao diálogo e promoveu inúmeros debates e encontros para esclarecimento da sociedade.

Reiteramos o nosso compromisso em melhorar a qualidade do ensino em Goiás e nossa disposição em dialogar com a sociedade, principalmente com pais, alunos e professores.”