MST ocupa sede do Incra em Goiânia por criação de novos assentamentos
Três mil famílias aguardam acesso à terra
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Goiás, na manhã desta terça-feira (23). Em nota ao Mais Goiás, o órgão reforça que a ação tem sido pacífica e está disposta a dialogar com o grupo.
A manifestação faz parte da Jornada Nacional de Luta do movimento, que reivindica a criação de novos assentamentos no Estado e a efetivação da Política Nacional de Reforma Agrária. De acordo com o MST, mais de 300 integrantes contribuem com a ação.
O grupo, que espera ser recebido pela superintendência regional e por representantes do Incra Nacional, reivindica a criação imediata de novos assentamentos em Goiás, onde mais de três mil famílias aguardam acesso à terra desde 2016.
Com o lema “Alimento Saudável e Reforma Agrária”, o MST busca chamar a atenção do governo federal e da sociedade para a urgência da reforma agrária como forma de combate à fome, às desigualdades sociais e à crise climática.
Leia a nota na íntegra do Incra:
“O atendimento ao público na Superintendência Regional do Incra em Goiás está suspenso devido à ocupação pacífica de sua sede, na manhã de hoje (23), por cerca de 100 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
O clima na sede é tranquilo e os servidores foram dispensados. A movimentação está sendo acompanhada pela direção da superintendência e pela Polícia Militar.
A negociação pela desocupação se inicia tão logo o movimento apresente a pauta, o que deverá ocorrer ainda na tarde de hoje.“