assista ao vídeo

Mulher que vende comida no Araguaia há oito anos faz apelo a turistas: “lixo é no lixo”

Dona Maria de Fátima ganhou de uma equipe da Semad um montante de sacos de lixo para usar em sua barraca

Chega o mês de julho e diversos goianos vão para a tradicional temporada de férias no Rio Araguaia, a praia de Goiás. E dona Maria de Fátima da Silva é uma dessas. Ela, que pelo oitavo ano consecutivo monta sua banca de venda de alimentos e bebidas à beira do rio, manda um recado para quem vai curtir a região este ano: lixo é no lixo.

“Eu aprendi e ensinei para os meus netos: não pode jogar lixo no rio”, diz ela. “Tem que zelar, tem que cuidar porque é patrimônio nosso”, acrescenta ela, que na temporada deste ano colocou em sua banca latas de lixo separadas para coleta seletiva.

“Este ano eu trouxe mais lixeiras, separei tudo: reciclável, plástico, garrafa… tudo preparado para ensinar todo mundo a cuidar do Rio Araguaia. Há oito anos, é só alegria”, completa dona Maria de Fátima. “Que maravilha! Que nunca nos cansemos de ensinar! A sementinha foi plantada e hoje vamos colher”, comentou uma internauta nas redes sociais.

“Aprendi muita coisa”

Dona Maria ganhou de uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) um montante de sacos de lixo para usar em sua barraca. “Vocês estavam aqui comigo no ano passado e eu aprendi muita coisa”, disse ela para uma equipe da secretaria.

Nos últimos anos, a Semad implementou uma série de iniciativas para preservar o Rio Araguaia e suas margens, especialmente durante a alta temporada. Nesta temporada, a secretaria está oferecendo diversos serviços para quem passa pelo stand:

  1. Emissão de Licença de Pesca: O documento é necessário para a atividade pesqueira nas seguintes modalidades: amadora embarcada, amadora desembarcada, esportiva embarcada, esportiva desembarcada e subaquática.
  2. Distribuição de Sacos de Lixo em Acampamentos: Em um esforço para manter as margens do rio limpas, a Semad está distribuindo sacos de lixo em acampamentos ao longo do Araguaia, visando conscientizar os turistas sobre a importância de recolher e descartar corretamente os resíduos.
  3. Atividades de Educação Ambiental com Crianças e em Acampamentos: A secretaria também está promovendo atividades de educação ambiental, voltadas principalmente para crianças e famílias acampadas às margens do rio.

Grupo pesca piraíba de mais de dois metros no Rio Araguaia; veja