OPERAÇÃO CONFABULUS

Donas de páginas de fofoca são investigadas por incitar ódio na web e extorquir moradores de Uruana

Segundo as apurações, as suspeitas seriam donas de páginas de fofoca que incitavam crimes de ódio

Duas mulheres, donas de páginas de fofoca, são investigadas por incitarem ódio na internet e por extorquirem moradores de Uruana, na região Central de Goiás. Na quinta-feira (27), elas foram alvo de busca e apreensão. Segundo as apurações, as mulheres também teriam postado mensagens racistas e homofóbicas na internet.

As investigações tiveram início em 2021. Durante as apurações, a Polícia Civil descobriu que as mulheres eram responsáveis por três páginas de fofocas. Os referidos perfis possuíam postagens ofensivas, difamatórias e racistas.

Além disso, as páginas propagavam ódio, incitavam crimes, apoiavam massacres nas escolas da cidade, divulgavam cenas de pornografia e extorquiam pessoas de Uruana.

A Polícia solicitou mandados de busca e apreensão, bem como a quebra de sigilo dos dados aparelhos eletrônicos. Com o deferimento dos pedidos, a corporação apreendeu celulares, tablets e notebooks das investigadas. As investigações seguem no sentido de apurar a responsabilidade de cada uma delas nos crimes.

Caso sejam condenadas, as mulheres podem cumprir penas que ultrapassam 20 anos de prisão.