CONHEÇA!

Museu da Imagem e do Som reúne acervo histórico de Goiás; visitação é gratuita

Mais de 40 mil discos e 2 mil fotografias estão disponíveis no local

Museu da Imagem e do Som de Goiás está localizado na Praça Cívica, em Goiânia (Foto Pollyana Cicatelli)

Criado em outubro de 1988, o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS) reúne um rico acervo histórico do estado, disponível para consulta de toda a população, de forma gratuita. Localizado no primeiro piso do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, o importante centro de memórias surgiu a partir do Decreto-Lei 3055, com o objetivo de reunir, preservar, produzir e divulgar as formas de expressão histórica, artística e cultural de Goiás.

A história de Goiânia e de boa parte do estado pode ser conferida de perto através de coleções de discos, fitas cassete, documentos, filmes, textos, reportagens e registros fotográficos. Em entrevista ao Mais Goiás, o coordenador do MIS, Luiz Felipe Pinheiro, informou sobre cada tipo de acervo disponível no local.

“Nós temos três tipologias principais de acervo. Primeiro, o fotográfico, que contém fotos de Goiânia desde a década de 1930 até a década de 1970. A segunda é o videográfico, que está sendo reformulado, mas atualmente conta com inúmeros filmes do FICA e reportagens da TV Brasil Central. Já a terceira trata-se de áudio, com cerca de 40 mil unidades de vinis disponíveis para audição”, revela.

Segundo o coordenador, o local é indispensável para estudantes, pesquisadores e para a população interessada na história goiana. “Recebemos muitas escolas, turistas e grupos”, informa.

Discos de cera, vinil e áudio

O museu abriga uma grandiosa coleção de discos de cera e vinil, todos em perfeita qualidade. O material, composto por mais de 40 mil peças, com lançamentos musicais desde 1920, teve a maior parte como doação da Rádio Brasil Central, na época em que a digitalização foi necessária.

Para ter acesso aos discos raros e originais, nacionais e internacionais, basta ir até o local, escolher o que mais agrada, fazer o uso de luvas e utilizar um dos equipamentos de som disponíveis no museu.

Os áudios disponíveis tratam-se, na maior parte, de entrevistas com importantes figuras que foram entrevistadas pela Rádio Brasil Central.

Salas de exposição

O Museu da Imagem e do Som de Goiás conta com duas salas de exposições, a Belkiss Spencière e a Alois Feichtemberg. Com mostras artísticas disponíveis para visitação durante todo o ano, as salas recebem anualmente dois grandes eventos, a “Semana dos Museus” e a “Primavera dos Museus”. De acordo com Luiz Felipe Pinheiro, ambos já estão confirmados para 2024.

O coordenador contou que as salas de exposição também são abertas para os artistas goianos que querem realizar suas próprias exposições. Segundo ele, o agendamento é realizado de acordo com a agenda disponibilizada pela Secretaria Estadual de Cultura de Goiás (Secult Go).

Vídeo

O acervo videográfico é composto pelos primeiros filmes inscritos no Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás (FICA), antes da era digital. Além disso, inúmeras reportagens realizadas pela TV Brasil Central, com entrevistas às figuras importantes de Goiás, somam a maior parte dos arquivos.

Registros fotográficos

Ao todo, são mais de duas mil fotografias de Goiânia e de alguns municípios de Goiás, disponíveis no museu. Qualquer pessoa pode ter acesso aos registros e às cópias, desde que solicite com antecedência, informando o tema de pesquisa.

As fotos foram feitas a partir da década de 1930 até 1960, “quando Goiânia era bem diferente”, como aponta o coordenador do MIS.

Textos, documentos e pesquisas

O museu também abriga importantes documentos estaduais, assim como reportagens e pesquisas realizadas em Goiânia e outros municípios de Goiás. Assim como os outros acervos, devem ser solicitados com antecedência e estão disponíveis para quem tiver interesse.

ANOTA AÍ
Museu da Imagem e do Som
Local: Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica – Goiânia
Datas e horários de funcionamento: Administração; segunda a sexta-feira, das 8 às 17h | Salão expositivo; terça a sexta-feira, das 8 às 17h
Visitas em grupos com mais de 10 pessoas: agendamento necessário
E-mail para solicitar os acervos: [email protected]