PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Museu Zoroastro Artiaga, no Centro de Goiânia, será completamente restaurado; veja os detalhes

Projeto foi aprovado nesta quarta-feira (24)

Foto: Reprodução/Secult

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou, na última quarta-feira (24), o projeto de restauração do Museu Zoroastro Artiaga. O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), será responsável pela realização da obra, que tem um orçamento estimado em R$ 6,5 milhões.

O projeto, que será elaborado pelas equipes da Secult, abrange a recuperação das características originais do prédio e a valorização das qualidades arquitetônicas do acervo art decó da capital. A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que além da recuperação estrutural do prédio, serão realizadas diversas adaptações para garantir a acessibilidade a todos. A previsão é que todos os prédios da Praça Cívica estejam requalificados até 2026.

A restauração incluirá também formulação de uma nova organização para o espaço expositivo e a desinfestação e higienização do acervo, preparando o museu para receber novas exposições. A obra será conduzida pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com previsão de início no primeiro semestre de 2024, após o processo licitatório.

Situado na Praça Cívica, o Museu Zoroastro Artiaga é um edifício construído em 1942/43 em estilo Art Decó. Originalmente destinado ao Departamento de Imprensa e Propaganda, foi transformado em museu em 1946, recebendo o nome de Zoroastro Artiaga, o primeiro diretor da instituição.