Nível do Meia Ponte cai e se aproxima do estado de alerta, devido à falta de chuvas
Previsão é que alcance o estado de alerta na próxima semana
O nível do Rio Meia Ponte está se aproximando do estado de alerta, após 60 dias sem chuvas em Goiânia. Segundo o monitoramento feito pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), o rio apresentou vazão média de 9.292 litros por segundo (L/s) nesta sexta-feira (15). O estado de alerta é apontado com a vazão fica abaixo de 9 mil L/s.
Em condições normais, o rio corre entre 15 e 20 mil L/s e é responsável por 50% do abastecimento de Goiânia. A outra metade fica a cargo do ribeirão João Leite, que está interligado com o Meio Ponte. Caso o nível do rio abaixe de forma drástica, a Saneago passa a retirar mais água do ribeirão.
Conforme o Cimehgo, o Meia Ponte deve entrar em estado de alerta na próxima semana e os níveis ficarão ainda mais baixos, já que a previsão é de que só haja chuva a partir de outubro.
Enquanto isso, campanhas de conscientização para o uso racional da água devem ser divulgadas em rádios, jornal, televisão e internet. Além disso, a captação de água por parte de produtores rurais, donos de industrias e pela Saneago deve passar por redução.
Leia outras notícias no Mais Goiás
UFG abre inscrições para curso de escrita criativa de poesias em Goiânia
PM enviou áudio a familiares enquanto matava mulher e filhos no PR: “me desculpa”
MPF pede suspensão de aumento das tarifas de pedágio em Goiás
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt