Substituição

Em 2017, acidentes de trânsito provocaram a substituição de 420 postes em Goiânia

Em todo o Estado, mais de 1,8 mil postes foram trocados devido a acidentes causados por motoristas que ingeriram bebida alcoólica, excesso de velocidade, desrespeito às leis de trânsito ou veículos com altura irregular

Além dos transtornos para o cidadão comum, os acidentes de trânsito também causam contribuem com problemas para a cidade. Segundo o responsável pelas Unidades Operativas Média e Baixa Tensão da Enel Goiás, Thiago Nunes, aproximadamente 1,8 mil postes de energia foram substituídos em 2017 em Goiás por conta desses acidentes.

Em 2017, cinco postes, em média, foram trocados por dia. A cidade em que mais houve necessidade de substituições foi Goiânia, com cerca de 420 ocorrências ao longo do ano passado. Ainda de acordo com Thiago, as principais causas dos acidentes são os motoristas que ingerem bebidas alcoólicas, o excesso de velocidade, desrespeito às leis de trânsito e caminhões com alturas irregulares, que levam as fiações elétricas e ocasionam às quedas e, posteriormente, a interrupção do fornecimento de energia.

Por causas dos acidentes, Thiago destaca que a volta do fornecimento, em média, demora cerca de duas horas, mas que isso depende de uma série de fatos, dentre eles a gravidade da ocorrência e da logísticas. “É inspecionado a rede elétrica, identificar, isolar o trecho, para executar as manobras necessárias para eliminar os riscos a terceiros”, conta.

O motorista ou responsável pelo veículo fica responsável em pagar os custos da troca do poste, que chega a ser, em média, R$ 5 mil. O condutor também deve pagar uma multa que é calculado no momento da infração.