PRESERVAÇÃO

No Dia da Árvore, Goiânia lança programa para plantar 46 mil mudas do Cerrado

No Dia da Árvore, a Prefeitura de Goiânia lançou um programa para plantar 46 mil…

No Dia da Árvore, a Prefeitura de Goiânia lançou um programa para plantar 46 mil mudas nativas do Cerrado, na capital. O lançamento foi realizado na manhã desta terça-feira (21), com o plantio de 300 árvores na Lagoa Vargem Bonita. Objetivo é preservar o patrimônio natural da cidade. Ação visa atingir a marca de de 1 milhão de exemplares plantados até o fim da gestão do prefeito Rogério Cruz.

Conforme a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), as árvores serão plantadas em áreas verdes que perderam parte da cobertura vegetal, no entorno de nascentes, em locais degradados e às margens de córregos e ribeirões.

“Queremos lembrar, no Dia da Árvore, da importância da preservação do nosso patrimônio natural, mas com uma ação efetiva, que vai perdurar ao longo de todo o ano e com impacto muito positivo sobre a recomposição da arborização da cidade”, afirmou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, a iniciativa leva uma série de benefícios à capital.

“As árvores são fundamentais para a amenização do clima da cidade, evitando a formação de ilhas de calor, e para a qualidade do ar que respiramos. Além disso, as árvores auxiliam a absorção de água no solo, abastecendo os lençóis freáticos e contribuindo com a regularidade das chuvas”, declara Alves.

Dia da Árvore: Onde serão colocadas as 46 mil mudas nativas do Cerrado em Goiânia?

Segundo a Amma, as áreas degradadas onde serão as mudas serão replantadas são:

aAPP Córrego Caveirinha – Setor Nova Esperança: 8.938

Nascente e APP’s do Córrego Cascavel: 17.276

Nascente e APP’s dos Córregos Macambira e Anicuns: 12.834

APP Córrego Água Branca: 290

Recuperação de área brejosa no Setor Goiânia II: 6.844

Recuperação de área de preservação permanente no Parque Atheneu: 270