FOLIA

No primeiro dia de folia, cavaleiros percorrem mais de 22 quilômentros entre as fazendas de Pirenópolis

Os cavaleiros visitam diversas fazendas até chegarem no centro de Pirenópolis

Os cavaleiros reunidos na Casa do Imperador (Foto: Instagram - Prefeitura de Pirenópolis)

A Festa do Divino Espiríto Santo começou nessa quarta-feira (25) e já no primeiro Pouso de Folia, onde os cavaleiros visitam as fazendas, os fiéis já percorreram cerca de 22 quilômetros. De acordo com os organizadores do evento, os foliões saíram da Casa do Imperador e seguiram para a fazenda Chapada, em Pirenópolis.

Ao Mais Anápolis, um dos organizadores da folia, Rouseveltt D’Abadia, afirmou que devido a pandemia da Covid-19, esse ano os cavaleiros farão apenas quatro Pousos. “Normalmente são nove, mas esse ano tivemos que reduzir por causa do coronavírus”, afirmou o organizador.

Segundo a programação, o último Pouso será no domingo (29), onde os cavaleiros vão sair da fazenda Contendas e seguirão para o centro de Pirenópolis. “Vamos fazer um percurso pelo centro histórico da cidade, onde será entregue as bandeiras e as esmolas arrecadadas durante os Pousos”, explicou D’Abadia.

Festa tradicional

Após dois anos suspenso, a Festa do Divino Espírito Santo e as Cavalhadas estão sendo realizadas em Pirenópolis. A programação está prevista até o dia 7 de junho.

Segundo o calendário da Igreja Católica, o dia principal do evento é no Domingo do Divino, onde é realizado um misto de celebrações entre eles, congadas, missas, folias e várias outras manifestações folclóricas.