CONTRA A COVID

No ritmo atual, Goiânia levará 1 ano e 10 meses para vacinar população

Em 28 dias, cidade imunizou 63.433 pessoas com a primeira dose da vacina

Goiás deve receber 160 mil doses de vacina na segunda
Goiás deve receber 160 mil doses de vacina na segunda (Foto: Jucimar de Sousa / Mais Goiás)

No ritmo atual de vacinação contra a Covid-19 em Goiânia, a cidade precisará de aproximadamente 1 ano e 10 meses para imunizar toda a população contra o novo coronavírus. O cálculo foi feito pelo Mais Goiás, levando em consideração a quantidade de doses aplicadas em 28 dias e o número total de habitantes da capital.

Segundo dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 63.433 pessoas foram imunizadas com a primeira dose entre 19 de janeiro e 15 de fevereiro, um total de 28 dias. A média atual de vacinação é de 2.265 por dia.

Goiânia possui 1.536.097 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020. Para cobrir toda a população, seriam necessários aproximadamente 678 dias, ou seja, cerca de 1 ano e 10 meses. A data, porém, pode ser modificada com a aceleração da chegada de vacinas.

Até o momento, Goiânia não tem previsão para receber novas doses.

Primeiras doses

Em 20 de janeiro, teve início a aplicação das 30.160 doses iniciais da Coronavac. A definição do público-alvo considerou critérios de exposição à infecção, maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. Assim, a primeira fase da campanha estabeleceu a imunização dos trabalhadores de saúde e idosos residentes em instituições de longa permanência. O município possui cerca de 77.383 pessoas do primeiro grupo e 780 do segundo.

No dia 26 do mesmo mês, foram recebidas mais 23.055 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. A remessa foi destinada aos trabalhadores de saúde atuantes nos Hospitais; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate); Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e consultórios/laboratórios.

Nesta segunda-feira (15), a SMS iniciou a aplicação da 2º dose das vacinas nos grupos prioritários.