PANDEMIA

Norte de Goiás sai de estado de calamidade

Região passou a ser classificada como “crítica”, segundo atualização feita nesta sexta-feira pela plataforma da SES-GO

Regiões Norte e Nordeste II são as únicas do Estado que não estão em calamidade. (Imagem: divulgação/SES-GO)

A região Norte de Goiás saiu da situação de calamidade em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A informação é da plataforma da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que monitora o território goiano, apresentando um mapa de calor para determinar medidas de combate à Covid. Os dados foram atualizados nesta sexta-feira (5). 

A região agora apresenta a classificação de situação “crítica” e engloba os seguintes municípios: Campinaçu, Bonópolis, Estrela do Norte, Formoso, Minaçu, Montividiu do Norte, Mundo Novo, Mutunópolis, Novo Planalto, Porangatu, Santa Tereza de Goiás, São Miguel do Araguaia e Trombas.

Outra região que está em situação crítica desde a segunda quinzena de fevereiro, quando a SES-GO divulgou o mapa de calor do Estado, é a Nordeste II. Esta inclui as cidades de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Nova Roma, Posse, São Domingos, Simolândia e Sítio D’Abadia.

Todas as outras regiões do mapa estão em calamidade segundo a última atualização da plataforma. Para fazer a classificação, o Governo Estadual leva em consideração números de casos confirmados por semana, pedidos de leitos, velocidade de transmissão da doença, notificações de síndrome respiratória aguda grave e taxa de ocupação dos leitos.