GOIÂNIA

Nos 212 anos de Campinas, Rogério Cruz realiza transferência simbólica da capital

O prefeito Rogério Cruz transferiu simbolicamente, nesta sexta-feira (8), a capital do Estado para Campinas,…

O prefeito Rogério Cruz transferiu simbolicamente, nesta sexta-feira (8), a capital do Estado para Campinas, em alusão às comemorações dos 212 anos de fundação do bairro. A solenidade, realizada no Estádio Antônio Accioly, foi conjunta com a Câmara Municipal, também transferida para o setor.

O aniversário é comemorado em 8 de julho, data da provável chegada, em 1810, dos desbravadores ao marco zero da fundação do antigo arraial, convertido mais tarde em município de Goiás. Para a construção de Goiânia, Pedro Ludovico escolheu a então cidade de Campinas, que foi incorporada como bairro da capital. Hoje, Campinas é um dos mais importantes polos comerciais da Região Centro-Oeste.

Para a data, a prefeitura de Goiânia intensificou os serviços de manutenção urbana no bairro. Equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) fizeram  remoção de entulhos, varrição, rastelação, roçagem do mato e poda preventiva de árvores, nas principais ruas do setor.

A Praça Coronel Joaquim Lúcio Tavares e Praça da Matriz receberam serviços de higienização e limpeza. O parque Campininha das Flores também recebeu benfeitorias. No local, foram realizadas obras hidráulicas, instalação de novas lixeiras e plantio de mudas pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).

“Campinas cedeu espaço para o nascimento da nossa capital. Hoje, expresso minha gratidão aos que se dedicaram a esse objetivo maior, que foi a consolidação de uma capital voltada à modernização de Goiás”, completou Rogério Cruz.

Morador de Campinas há mais de 70 anos, Osvaldo Dionísio dos Santos, 77, participou da celebração. “Estou em Campinas desde 1950. Vi esse bairro crescer e tenho muito orgulho de morar aqui até hoje. Esse costume de transferir a sede do Governo pra cá no dia de hoje é muito importante, resgata a história da cidade e é uma grande festa pra nós”, afirmou.

Homenagem

Durante a solenidade, foram entregues a Comenda do Mérito Campineiro Licardino de Oliveira Ney e o Diploma de Honra ao Mérito para os cidadãos que contribuíram para o crescimento de Campinas, como  pioneiros do bairro, comerciantes, empresários e políticos.