CONTROVÉRSIA

“Nova aquisição”, diz deputada Magda Mofatto ao posar com fuzil AR-15

Na legenda, a parlamentar goiana Magda Mofatto ainda escreveu "nova aquisição", com as hashtags "CAC" e "clássica"

Na legenda, a parlamentar goiana Magda Mofatto ainda escreveu "nova aquisição", com as hashtags "CAC" e "clássica" (Foto: Instagram)

A deputada federal goiana Magda Mofatto (PL) chamou atenção ao publicar, em suas redes sociais, uma foto em que aparece posando com um fuzil AR-15 nas mãos. Na legenda, a parlamentar ainda escreveu “nova aquisição”, com as hashtags “CAC”, que significa Colecionador, Atirador e Caçador, e “clássica”.

No Congresso Nacional, Mofatto – forte apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL) – integra a chamada “bancada da bala”, formada por parlamentares que defendem a liberação das armas e o uso delas no Brasil. A arma semiautomática com a qual a deputada aparece pode ser encontrada no Brasil por até R$ 50 mil.

Nos comentários da publicação, algumas pessoas elogiaram Mofatto. “Parabéns, mulher empoderada!”. Já outros criticaram e fizeram piadas com a foto. “Uma arma de uso restrito. Queremos pautas como emprego e renda pro povo”, disse um homem. “Agora pega o Lázaro”, escreveu outro.

Magda Mofatto já apareceu armada em vídeo, prometendo pegar assassino procurado

Em junho deste ano, durante a caçada ao serial killer Lázaro Barbosa, que durou 20 dias, a deputada Magda Mofatto aproveitou a repercussão do caso e publicou um vídeo em que aparece, armada, em pleno voo de helicóptero. ““Te cuida, Lázaro, se o Caiado não deu conta de te pegar, eu estou indo aí te pegar. Comandante, rumo para Cocalzinho”, disse a parlamentar.

Após o caso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Polícia Federal (PF) pegasse o depoimento de Mofatto sobre o vídeo. Na ocasião, a PGR também defendeu que a PF verificasse se a deputada possuía autorização de porte e posse de arma de fogo, com o devido registro no Sinarm.