Nova Casa do Pai em Trindade terá o maior sino do mundo
A peça fabricada na Polônia pesa mais de 50 toneladas, tem mais de 4 metros de altura e irá decorar nova igreja, ainda em construção
O Santuário do Pai Eterno em Trindade terá o maior sino do mundo. A Nova Casa do Pai ainda está sendo levantada, mas os fiéis já podem celebrar essa novidade na etapa de construção. Fabricado na cidade de Cracóvia, na Polônia, a peça é feita de bronze, composto de 78% de cobre e 22% de estanho, tem 4 metros de altura, 4,5 metros de diâmetro e pesa ao todo 55 toneladas.
A peça, chamada de “Vox Patris”, que quer dizer “Voz do Pai”, ficará no campanário do Novo Santuário e será acompanhada de outros 70 sinos menores. O presidente da empresa responsável pela construção do sino diz que a ideia surgiu durante uma visita do Pe. Robson a Polônia. “Esse projeto tornou-se um enorme desafio, tanto tecnológico, quanto o empreendimento em si. Fizemos diversas simulações e experimentos que nos mostraram que era possível fazer esse trabalho”.
O objeto será ornamentado com ilustrações que contam a história da devoção ao Divino Pai Eterno, composta por desenhos que caracterizam a flora e fauna brasileira. Outro destaque do conjunto de sinos que irão compor o Novo Santuário é o chamado “Quarteto Ideal”: quatro sinos, cada um ajustado com uma nota musical ideal para compor o carrilhão com os demais sinos.
A Nova Casa do Pai
As obras da Nova Casa do Pai está em fase de execução das fundações de setores específicos. A duração desta etapa levará em torno de 15 meses e ao final deste período, as estruturas desses setores estejam concluídas e a construção passe para uma nova etapa. A Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) ainda não tem uma data precisa para o sino sair da Polônia e chegar a Trindade. “Assim que as datas estiverem marcadas nós divulgaremos. Quando a nova igreja for inaugurada, o sino será um dos elementos de fé do local. O campanário da Nova Casa do Pai foi projetado especialmente para o sino e estamos ansiosos para a inauguração”.
*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo