Nova onda de calor deve deixar cidades de Goiás com mais de 40ºC
Goiânia pode registrar recordes e chegar aos 40°C
Uma nova onda de calor deve deixar cidades de Goiás com temperatura acima de 40°C. De acordo com o Climatempo, o Estado pode ter um aumento de 5°C, entre quinta-feira (14) e domingo (17). A previsão é de que a alta temperatura se mantenha até o dia 20 de dezembro.
Segundo o Climatempo, Goiás está marcado com um alerta vermelho. Em algumas regiões, como o Sul e o Oeste do Estado, as temperaturas podem alcançar de 40ºC a 42ºC. Goiânia também pode registrar recordes de calor no mês de dezembro, podendo chegar aos 40°C.
Mesmo com a chegada da nova onda de calor, o Climatempo informou que o calor terá uma duração menor que a dos meses de setembro e novembro. A expectativa é de que uma nova frente fria avance para o Sudeste do Brasil, o que estimula o aumento de chuva no Centro-Oeste.
Vale destacar, a onda de calor ocorre devido a bloqueios atmosféricos causados pela alta pressão na atmosfera. Ou seja, o ar fica mais seco e impede o crescimento das nuvens, o que diminui as chances de chover. A onda de calor pode durar por dias ou até semanas, dependendo da região.