ATRASO

Novas doses da AstraZeneca devem ser utilizadas apenas para 2ª aplicação em Goiás

Pouco antes da chegada das 132.800 novas doses da vacina contra a Covid-19, que foram…

Pouco antes da chegada das 132.800 novas doses da vacina contra a Covid-19, que foram entregues a Goiás na madrugada desta sexta-feira (7), no Aeroporto Internacional de Goiânia, o Ministério da Saúde anunciou ao governo do estado que os imunizantes AstraZeneca devem ser utilizados apenas para a aplicação de segunda dose. A Secretaria de Estado da Saúde aguarda nota técnica, prometida até as 12 horas de hoje, para a liberação das unidades aos municípios.

A princípio, como anunciado ainda na quinta-feira (6) pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), as doses seriam utilizadas totalmente para a primeira dose, o que poderia avançar a vacinação do grupo de pessoas com comorbidade nos municípios. No entanto, por volta das 21h45 de quinta, o Ministério da Saúde avisou sobre a mudança nos planos.

A alteração de última hora liga o alerta no governo estadual, que calcula que o Ministério da Saúde está prevendo falta do imunizante AstraZeneca, assim como já ocorre com a CoronaVac. As 132 mil doses da AstraZeneca ficarão estocadas na Rede de Frios da Secretaria de Estado da Saúde aguardando a orientação do governo federal. A aplicação da segunda dose do imunizante desenvolvido pela Oxford requer prazo de 3 meses.

Comorbidade

O grupo de pessoas com comorbidade é o maior em quantitivo a ser vacinado até o momento. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, são 616 mil pacientes aptos a serem vacinados nesta etapa em todo o Estado. Conforme disse ao Mais Goiás a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, não há como prever quando a imunização será concluída, uma vez que o governo de Goiás depende da quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.