Nove ônibus clandestinos são apreendidos em condições precárias em Goiás
Foram identificados problemas como falta de cinto de segurança, para-brisa trincado e pneus desgastados
Nove ônibus de transporte clandestino foram apreendidos neste sábado (7), em Jaraguá, Petrolina de Goiás e Hidrolândia, em Goiás. A operação foi conduzida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que encontrou veículos em situações de total irregularidade.
Segundo o coordenador de operações da ANTT, Jesiel Marcelino da Silva Júnior, cinco dos ônibus realizavam viagens interestaduais, enquanto os outros operavam rotas intermunicipais sem autorização. “Esses veículos estavam transportando passageiros sem a mínima condição de segurança exigida por lei”, afirmou Jesiel ao O Popular.
Entre as irregularidades, foram identificados problemas como falta de cinto de segurança, para-brisa trincado e pneus desgastados. Além disso, os motoristas não possuíam os cursos obrigatórios para condução de transporte coletivo.
Um ônibus que fazia o trajeto de Belém (PA) a Santa Catarina transportava 36 cubanos em uma viagem de três dias sem que o banheiro funcionasse adequadamente. O veículo operava de forma irregular como linha regular, vendendo passagens individuais e sem oferecer garantia de retorno ao ponto de origem.
Após a apreensão, os passageiros foram encaminhados ao Terminal Rodoviário de Goiânia, onde aguardaram novos ônibus devidamente regularizados para seguir viagem.
Em outubro, a ANTT realizou uma operação e apreendeu 10 ônibus irregulares que circulavam em condições inadequadas de transporte.
Uma das ocorrências envolveu um ônibus que saiu de Goiás com destino ao Mato Grosso. Abordado às 15h, o veículo estava com o ar-condicionado estragado, o que resultou em uma temperatura interna de 45ºC, também com 48 passageiros a bordo.